logo

Segurança será reforçada no Carnaval

08/02/2006 16:49:03 - Jornalista: Janira Braga

O Carnaval 2006 na Cidade do Samba, em Macaé, vai unir todos os órgãos de segurança pública, entre as forças municipais, estaduais e federais. Em reunião nesta quarta-feira (8) envolvendo as secretarias da administração direta e indireta envolvidas com o Carnaval e instituições externas com o prefeito Riverton Mussi e a Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), no gabinete, foram acertados detalhes envolvendo a organização do Carnaval, trânsito, segurança, saúde, estrutura e fiscalização.

- Estou solicitando o apoio das instituições de segurança pública para que o Carnaval tenha sucesso total. Queremos que a maior festa popular do Brasil ocorra em Macaé sem nenhum incidente. Em tudo que os órgãos de segurança precisarem de apoio, podem contar com a prefeitura – afirmou o prefeito, citando as polícias militar, civil e federal, além do Corpo de Bombeiros, os órgãos que o governo está pedindo atuação na festa do Rei Momo, que será promovida neste ano na Linha Verde/Bairro da Glória.

O comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Paulo Rubens, garantiu a atuação da PM nos dias de folia macaense. “Já estamos fazendo hoje o emprego de policiais de forma preventiva e vamos fazer uma proposta para a Liga para adotarmos uma metodologia idêntica à praticada no Estatuto dos Torcedores”, disse o comandante, destacando a importância da PM trabalhar em parceria com a Guarda Municipal e a Fundação Macaé de Trânsito e Transporte (Mactran).

O segundo tenente do Corpo de Bombeiros, Daniel Chaves, assegurou a presença de 12 militares da corporação no Carnaval, além da própria ambulância da instituição em local estratégico. “Vamos atuar com vistoria técnica e operacional, teremos estrutura para possível remoção de pessoas que venham ter mal súbito, além de equipamento para princípio de incêndio”, ressaltou o tenente.

Já a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) vai trabalhar na prevenção também com 12 homens, formando uma Brigada de Emergência. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Erick Schueler, a equipe vai prevenir desastres e fornecer resposta caso ocorra alguma acidente. “O pessoal está qualificado e possui equipamentos para resgate de vítimas prestando apoio ao Corpo de Bombeiros”, frisou.

POPULAR - A Empresa Pública Municipal Macaé de Turismo (Macaé-Tur) está coordenando todo o apoio que a prefeitura está fornecendo para a promoção do Carnaval. “Estamos definindo todos os detalhes para que o Carnaval deste ano caia no gosto popular e melhore cada vez mais”, salientou o presidente da Macaé-Tur, Paulo Longobardi Filho.

A Guarda Municipal vai atuar com 110 guardas por dia, além de seguranças extras que serão contratados para os dias de folia. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar um posto de saúde para atuar durante todo o funcionamento do Carnaval, com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, além de ambulâncias UTI-móveis e outras mais simples. “Vamos atuar na prevenção e atendimento a qualquer acidente”, observou o sub-secretário Luiz da Penha.

A Mactran está finalizando os detalhes para que o trânsito escoe sem retenção nos dias de festa. O presidente da Liecam, José Carlos Antônio, o Dica, afirmou que as 21 agremiações carnavalescas estão em ritmo acelerado de trabalho para que os desfiles sejam ricos em detalhes, tanto no samba-enredo, como nas fantasias e carros-alegóricos. “Este ano, a inauguração da Cidade do Samba e a nova avenida deram novo ritmo às escolas, que estão trabalhando muito e ensaiando para a festa”, comentou.

A secretaria de Serviços Públicos será responsável pela limpeza do evento, antes, durante e depois; a Vigilância Sanitária vai fiscalizar as condições de higiene e limpeza das barracas; a secretaria de Obras é a responsável pela iluminação, preparação dos estacionamentos e plantão de eletricistas e outros profissionais, além das obras finais no local. A Cidade do Samba terá área reservada para portadores de necessidades especiais e idosos.

Também participaram da reunião os secretários de Comunicação Social, Romulo Campos; Planejamento, Carla Mussi; Governo, André Braga; Obras, Tadeu Campos; o vice-presidente da Macaé Tur, José Vasconcelos de Luna Júnior, o Juninho; a chefe do cerimonial, Luciana Vicarone, chefe de gabinete, Elma Mussi, o assessor especial Adrian Mussi, além de representantes das secretarias de Serviços Públicos e outros assessores.