logo

Seis praias de Macaé estão próprias para banho

01/07/2011 16:52:50 - Jornalista: Tathiana Campolina

Praia Campista, Cavaleiros, Pecado, Imbetiba, Lagomar e Barreto estão próprias para banho. A informação foi passada na tarde desta sexta-feira (1◦) pelo secretário de Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, e o coordenador do laboratório do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), Luiz Carlos da Silva Castro, durante uma entrevista coletiva na secretaria de Ambiente, sobre a segunda análise de balneabilidade das praias de Macaé.

De acordo com o secretário de Ambiente, o monitoramento frequente dos locais garante mais tranquilidade aos banhistas. “Estamos analisando as águas rigorosamente de acordo com a norma do Conama 274/2000, para que a população local e turistas saibam a qualidade da água que ele está tomando banho. Estamos com o foco especial na saúde das pessoas, além da balneabilidade ser um indicador ambiental e um indicador de pontos de melhorias”, explicou.

Maxwell disse ainda que os laudos dos pontos impróprios – praia da Barra, Aeroporto (Bar do Coco), praia das Conchas (Forte) e barra da Lagoa de Imboassica – serão xerocados e encaminhados para a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane).

- Os pontos impróprios indicam que naquele ponto há um despejo de esgoto sanitário acima do tolerável. Nosso objetivo é trabalhar para que todas as praias sejam balneáveis”, disse.

Já Luiz Carlos explicou como foi o trabalho do IMMT. “Nós coletamos duas amostras de água por ponto, durante cinco dias seguidos, sempre no mesmo local e horário. Estas amostras foram feitas nos meses de abril e maio. Todas foram levadas para o laboratório para examinar o PH e o nível de Coliformes totais e Escherichia coli. Todas as praias que tiveram 80% das amostras próprias são consideradas balneáveis, se der abaixo de 80% são impróprias para banho”, revelou.

Todas as placas já existentes nas praias já começaram a ser verificadas pela equipe da SEMA e os locais que elas foram depredadas serão substituídas. Na Praia das Conchas (Forte) ela será colocada, já que é primeira vez que ela foi analisada.

O resultado da balneabilidade ficará no site www.fundoambientalmacae.rj.gov.br . Uma nova análise será repetida daqui quatro meses.