logo

Seleção Brasileira de Beach Soccer já está em Macaé

01/03/2006 19:29:11 - Jornalista: Renata Luz

A seleção Brasileira de Beach Soccer chegou à Macaé no começo da tarde desta quarta feira (01) para a Eliminatória das Américas, torneio classificatório para a Copa do Mundo da FIFA. Já no dia da chegada a seleção faz seu primeiro treino, às 17 h, na Arena onde acontecem os jogos. A eliminatória começa no próximo domingo (05) e vai até o dia 12. Participam da competição seis países do grupo da Conmebol, que disputam duas vagas para o mundial, que acontece em novembro nas areias de Copacabana. O Brasil já tem a vaga garantida por ser o país sede.

Serão seis países participando da eliminatória: Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Venezuela e Peru. Para o técnico da seleção, Alexandre Soares, que assumiu a seleção em outubro, a competição será extremamente positiva para o Brasil. “Nós já temos a vaga garantida porque somos o país sede, mas mesmo assim estaremos participando e vai ser muito bom, pois vamos estar testando os nossos jogadores, vou observar todos eles ao longo da competição, não tenho ainda um grupo fechado, com titulares e reservas. Assim poderei ser justo com a convocação na reta final para a Copa do Mundo”.

Vale lembrar que essa é a terceira vez que a seleção em à Macaé, em 2004 eles estiveram na cidade para a pré temporada do Mundial e em 2005 para a pré temporada da Eliminatória. Nas duas ocasiões o Brasil venceu as competições. “Macaé é pé quente, sempre nos deu sorte. E o fato dessa competição estar aqui vai ser muito bom para a cidade, vai dar chance de desenvolver a modalidade no município, além de divulgar a cidade. E a população, que sempre viu a seleção na tv vai ter oportunidade de ver de perto, de ter acesso aos jogadores e isso é importante. Tenho certeza que depois disso o esporte vai crescer muito na cidade”, completou o técnico.

Grupo CONCACAF - A FIFA, a CONCACAF e a Beach Soccer Worldwide concordaram em fazer uma mudança no calendário das Eliminatórias da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA 2006. O torneio classificatório da zona norte-americana, centro-americana e caribenha não será mais disputado junto com o da zona sul-americana, de 5 a 12 de março, em Macaé (RJ). Em vez disso, Canadá, Costa Rica, EUA, Ilhas Cayman, Jamaica e México terão a oportunidade de jogar uma competição própria, em setembro, dentro de um desses países, ainda a ser definido.

“Receber o evento dentro do território da CONCACAF vai servir como um incentivo para o esporte crescer ainda mais na região, além de deixar o torneio mais próximo dos torcedores, já que a cobertura da televisão será maior”, disse o membro do comitê excutivo da FIFA e secretário-geral da CONCACAF, Chuck Blazer.

Com essa alteração, a Eliminatória da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA 2006 em Macaé terá a presença de seis times da América do Sul. O Brasil é o único já classificado para a Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA 2006, por ser o país-sede. Enquanto isso, Argentina, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela vão disputar duas vagas na competição que reúne as melhores seleções de beach soccer do mundo na praia de Copacabana, no Rio, em novembro.

Os seis times jogarão entre si e os quatro primeiros colocados avançam à semifinal, no sábado. Os dois países que avançarem à final de domingo garantem vaga para a Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA 2006. Caso o Brasil seja um deles, a disputa do terceiro lugar será um jogo decisivo, valendo vaga na principal competição do calendário do beach soccer.