Macaé vai ficar para sempre na memória dos 18 atletas da Seleção Brasileira de Luta Olímpica que permaneceram por 11 dias na cidade, realizando o treinamento antes dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007. A equipe se despediu de Macaé nesta sexta-feira (6), rumo à Vila Pan-americana, no Rio, levando na bagagem o reconhecimento pela infra-estrutura, o apoio e o carinho com que foram recebidos na cidade.
- Em 30 anos no esporte, nunca tivemos uma condição tão favorável como essa para o treinamento da equipe. Nossa obrigação por ganhar medalhas no Pan ficou ainda maior. Se algum dos nossos atletas subir ao pódio, com certeza estaremos agradecendo a cidade de Macaé pelo incentivo e apoio dado para o treinamento da Seleção Brasileira de Luta, declarou o diretor técnico da Seleção brasileira e vice-presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), Gilberto Arbués, durante o jantar de despedida realizado nesta quinta-feira à noite.
O subsecretário de Comunicação Social, Décio Braga, lembrou a participação das secretarias de Esporte e da Fundação de Esporte (Fesporte), no projeto de aclimatação dos atletas em Macaé.
Durante a estada da Seleção Brasileira em Macaé, os atletas puderam contar com a infra-estrutura do setor de fisioterapia do Ginásio Municipal Maurício Bittencourt , do Hospital Público Municipal e do atendimento odontológico no Posto 24h da prefeitura. O treinemanto foi realizado nas instalações da Guarda Municipal e no Clube dos Empregados da Petrobras – Cidade do Sol. Os atletas também fizeram fisioterapia no Instituto Saúde do Corpo.
- O projeto de aclimatação para o Pan, sempre contou com o apoio do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, que é um grande incentivador do esporte na cidade. Essa estada da Seleção em Macaé foi muito também para os jovens macaenses que puderam conhecer um pouco mais sobre a luta olímpica, que não é só pancada como muitos pensam, mas que usa a flexibilidade do corpo e o raciocínio da mente, observou Décio Braga aos atletas da Seleção.
Renato Roma (estilo livre 74 kg), Caroline De Lazzer (estilo livre feminino 63 kg), Suzana Almeida (estilo livre feminino 48 kg), Marcelo Gomes, o Zulu (estilo greco-romana 84 kg), Fábio Ribeiro (estilo greco-romana 55 kg) e Iuri Estevão (greco-romana 60 kg) são os atletas que treinaram em Macaé e estarão representando o Brasil na luta olímpica no Pan do Rio.
Os atletas vão disputar o Pan, no Complexo Esportivo do Riocentro, na Barra da Tijuca: a luta greco-romana nos dias 24 e 25; no dia 26 o estilo livre feminino, e no dia 27 e 28, o estilo livre.
Um jantar de confraternização na Churrascaria Galope, com os atletas da Seleção Brasileira de Luta, mídia local - que apoiou os atletas durante a estada em Macaé - e representantes da prefeitura municipal, nesta quinta-feira, marcou a despedida do grupo da cidade.