Foto: Juranir Badaró
A próxima e última reunião para escolher delegado e suplente para o Orçamento Participativo será no dia 25, às 18h30, no Colégio Municipal José Calil Filho, no bairro São José do Barreto
A próxima e última reunião para escolher delegado e suplente para o Orçamento Participativo (OP) será no dia 25, às 18h30, no Colégio Municipal José Calil Filho, no bairro São José do Barreto. Além desse bairro, o delegado irá representar os moradores do Parque Atlântico e de Cabiúnas.
Segundo a gestora de OP da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Sônia Teresinha, o objetivo do OP é atender à Lei Municipal 3432/2010 que disponibiliza 5% dos investimentos do orçamento municipal para serem utilizados em atendimento às necessidades levantadas pela população de cada bairro.
- Os bairros serão representados pelos delegados do OP. Eles são voluntários escolhidos pelos moradores para comporem o Conselho do Orçamento Participativo que delibera sobre o levantamento necessário aos investimentos – assegura.
De fevereiro para cá já foram realizadas 70 reuniões. De acordo com a divisão geopolítica de Macaé, há um total de 44 bairros e 70 localidades. Essa reunião encerra a seleção de delegados. A posse deles será no dia nove de dezembro, no Paço Municipal.
De acordo com Sônia Teresinha, o delegado para se candidatar deve provar que mora na localidade há mais de um ano e não ter cargo comissionado na prefeitura.
Para aumentar e qualificar a participação popular, a atual gestão considerou importante um delegado para cada bairro. O coordenador geral do Orçamento Participativo é o secretário do CPG, José Walmir.