logo

Seleção para mestrado da UFRJ em Macaé acontece até sábado

24/02/2011 15:35:39 - Jornalista: Andréa Lisboa

Terminou nesta quarta-feira (23), na Cidade Universitária, o processo seletivo para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). As aulas começam em março. Para esse curso foram abertas 23 vagas, além de mais 20 para o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação, com processo seletivo até sábado.

Ao todo, 17 graduados se inscreveram para o processo seletivo que começou na segunda-feira (21), com uma prova escrita de conhecimentos específicos de caráter eliminatório na linha de pesquisa selecionada no ato da inscrição. Na terça e quarta-feira, aconteceram as apresentações e argüições do pré-projeto do candidato de caráter classificatório. A classificação final será publicada no Diário Oficial, no quadro de avisos da Secretaria de Pós-Graduação, no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (Nupem) e no site www.ufrj.br/macae.

Cinquenta pessoas participam da seleção para o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação que acontece no Nupem. Os resultados do processo serão divulgados no mural da Secretaria a partir do dia 4 de março.

Os alunos novatos da UFRJ dos cursos de graduação em Nutrição, Medicina e Enfermagem ingressaram na Cidade Universitária esta semana. Já os calouros dos cursos de Engenharia, Química, Biologia e Farmácia entram no dia 14 de março. Haverá no dia 23 de março uma cerimônia para recepção desses últimos, que marcará o início do curso de Engenharia da UFRJ no campus Macaé. Pela primeira vez esse curso será oferecido fora da sede no Rio de Janeiro.

Pós-graduações - Os dois programas de pós-graduação da UFRJ são complementares e têm foco no desenvolvimento sustentável e na conservação da biodiversidade regional. A pós-graduação Produtos Bioativos e Biociências é a primeira da região na área de Farmácia. Seu objetivo é formar especialistas nas áreas de Modelagem Molecular, Farmacologia, Síntese Orgânica de Fármacos, Produtos Naturais, Alimentos funcionais (nutrição), Controle de Qualidade de Fármacos, entre outras. O coordenador desse curso, Edison Luis Santana Carvalho, acredita que com a vinda, neste ano, dos cursos de graduação em Engenharia, há possibilidade de haver novas pós-graduações da UFRJ em Macaé.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação pretende formar um profissional com base sólida nas ciências dedicadas à Conservação e Manejo dos Recursos Naturais, uma área interdisciplinar e de confluência de conceitos e métodos oriundos de diversas disciplinas da Biologia, Química, Bioquímica e Geografia. As linhas de pesquisa do Mestrado em Ciências Ambientais incluem a descrição e reconhecimento da rica biodiversidade regional em seus vários níveis e valores, bem como a compreensão do funcionamento dos ecossistemas naturais para seu manejo, conservação e uso sustentável.