Na Seletiva Pan Americana de Tênis de Mesa que acontece em Macaé desde quinta-feira, dia 25, se enfrentam os melhores mesatenistas do Brasil. Entre eles está a jogadora do São Caetano, Mariany Nonaka, 18 anos, que está entre as primeiras colocadas desta competição em que serão decididas as primeiras vagas do país para os Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro no ano que vem.
As finais masculinas e femininas serão disputadas neste domingo, 28, das 9h15 às 13h. Em Macaé, serão definidas oito vagas para o Pan 2007. A competição é realizada no Ginásio do Juquinha, no Tênis Clube, com entrada franca.
O representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Jorge Azuz, vem a Macaé no domingo participar da assinatura do contrato que dará a Mariany Nonaka uma bolsa mensal de 400 dólares até janeiro de 2008. Esta é a primeira mesatenista feminina a receber apoio através do projeto Tênis de Mesa Solidário, voltado para os melhores atletas do país.
O subsídio é uma aposta na jogadora para os Jogos Olímpicos de Beijin, na China. Aos 16 anos, Nonaka participou das Olimpíadas de Atenas (2004) jogando em dupla com Ligia Silva, 25 anos, que também está na disputa de uma vaga na decisão.
A Seletiva do Pan 2007 tem o apoio da prefeitura de Macaé, através das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Comunicação Social, e das fundações de Esporte e Cultura. Durante a semana 26 escolas foram visitadas por representantes da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa com o objetivo de divulgar o esporte no meio estudantil, visando à implementação das categorias de base no município.
A Banda Acústica fará uma apresentação especial nesta noite de sábado, às 20h. A entrada para o show é aberta ao público.