Os Jogos Pan Americanos Rio 2007 começam para o tênis de mesa em Macaé na próxima quinta-feira (25). Os principais atletas do país disputam, até domingo (28), a Seletiva Nacional Pan 2007, que classificará seis atletas no masculino e no feminino - além de duas indicações técnicas - para receber treinamento específico. Os jogos acontecem no Ginásio do Juquinha durante todo o dia, com entrada franca.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Macaé, através das fundações de Esporte e Cultura e das secretarias de Esporte, Educação e Comunicação Social. “Esse é um evento muito importante, porque além de estar selecionando os atletas que farão parte da seleção brasileira, está integrando cinco secretarias. Além de estar olhando pelas crianças, que serão inseridas no projeto Sacando para o Futuro, que será implantado nas escolas e praças públicas”, informou Décio Braga, da secretaria de comunicação.
Em dezembro, serão definidos os três nomes que representarão o país no Pan-2007. Pelo formato de disputa, haverá eliminatórias e finais diariamente, com os atletas recebendo pontuações referentes às colocações alcançadas. Os
classificados serão determinados de acordo com a soma dos pontos
acumulados nos três dias (de 25 a 27). No dia 28, os quatro mais bem
ranqueados disputam a final. Esses finalistas representarão o Brasil,
ainda, em duas competições internacionais em 2006: o Aberto do Chile, em
julho, e os Jogos Sul-Americanos, em outubro, na Argentina.
"Gostei muito dessa maneira de disputa. Ela é mais justa, pois elimina a
sorte e premia o atleta mais regular. Estamos todos muito acostumados a
jogar uns contra os outros e acredito que a seletiva vá ser bastante
equilibrada. Claro, sempre pode ter uma ou outra surpresa", comenta Hugo
Hoyama, 37 anos, que busca a classificação para seu sexto Pan-Americano consecutivo. Desde 1987 o mesa-tenista acumula oito medalhas de ouro na competição, um recorde ao lado do nadador Gustavo Borges.
Na quarta feira (24) estará acontecendo o Desafio do Saque, com atletas que estarão disputando a seletiva. Serão dois atletas pela manhã, na Praça Veríssimo de Mello, às 11h e dois na parte da tarde, às 16h, no calçadão da Rui Barbosa (em frente às Casas Bahia). A brincadeira será com a população, que será desafiada a devolver um saque de um atleta panamericano.
Ao todo, participam da seletiva 16 homens e 14 mulheres:
Masculino: Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro, Bruno Anjos,
Cazuo Matsumoto, Efraim Carvalho, Reinaldo Yamamoto, Rodrigo Kojima,
Thiago Lopez, Domingos Silva, Israel Barreto, Lucas Souza, Eric Mancini,
Olímpio Silva, Lidney Castro, Ricardo Kojima.
Feminino: Mariany Nonaka, Carina Murashige, Karin Sako, Ligia Silva,
Ingrid Costa, Eugênia Ferreira, Maira Ranzeiro, Amanda Marques, Ivana
Viana, Claudia Ikeizumi, Jéssica Yamada, Gabriela Kock, Karin Fukushima e
Kin Inokushi.
Convite
Para os profissionais de imprensa do município, será realizada uma entrevista coletiva, às 10h, no Centro Macaé de Cultura.