logo

Seletiva Panamericana de Tênis de Mesa define Seleção Brasileira

28/05/2006 14:24:59 - Jornalista: Renata Luz e CBTM

O último dia da Seletiva Panamericana de Tênis de Mesa terminou com a consagração de atletas e muita festa da garotada. Os colégios municipais do Sana, Pedro Adame e Raul Veiga estiveram no Ginásio do Juquinha para ver os melhores atletas do país na busca por uma vaga na Seleção Brasileira. Os grandes vencedores da seletiva foram Tiago Monteiro e Lígia Silva.

Depois de terminada a competição foram sorteadas mesas para os colégios do Sana e Raul Veiga. A secretária de educação vai dar uma mesa para o última escola, que não foi contemplada no sorteio.

Após três dias de disputa, foi encerrada neste domingo, dia 28, a Seletiva Nacional de Tênis de Mesa. O evento classificou seis atletas no masculino e no feminino (além de duas indicações técnicas). Eles receberão treinamento específico e, em dezembro, serão definidos os três nomes que representarão o país no Pan 2007. A Seletiva Nacional de Tênis de Mesa teve disputa por pontos corridos. Thiago Monteiro (3100 pontos) e Ligia Silva (2900 pontos) sagraram-se os campeões do torneio. Além de Thiago e Ligia, vão formar a equipe brasileira Hugo Hoyama, Bruno Anjos, Cazuo Matsumoto, Reinaldo Yamamoto, Tiago Lopez, Gustavo Tsuboi, Ricardo Kojima, Mariany Nonaka, Karin Sako, Claudia Ikeizumi, Gabriela Kock, Maira Ranzeiro, Carina Murashige e Karin Fukushima.

“Fico feliz com este resultado e acredito que dei um passo grande rumo aos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Será uma realização poder jogar diante da torcida brasileira e com chances de disputar uma medalha. Estou num ritmo de jogo forte, confiante, e espero ficar assim até a convocação final”, diz o cearense Thiago Monteiro, que neste ano disputará a Liga da Alemanha, o principal campeonato de tênis de mesa do Mundo. “Já são sete anos na Europa e será uma vitrine para mim. Até setembro estarei no Brasil competindo por São Caetano. Será uma experiência boa também, já que o nível dos atletas brasileiros está cada vez mais alto”.

No feminino, Ligia Silva também está confiante para a participação em seu terceiro Pan. Tanto ela, como Thiago Monteiro, estiveram nos Pans de 99 e 2003.

“Muita coisa pode acontecer até dezembro, mas é gratificante sair de uma seletiva de nível tão alto em primeiro lugar. Espero manter essa regularidade e garantir o passaporte para mais um Pan”, afirma Ligia Silva.

Dono de oito medalhas de ouro em pans, Hugo Hoyama acabou batendo na trave nos três dias de seletiva. Porém, com os três segundo lugares, garantiram o vice-campeonato da Seletiva Nacional.

“Senti um pouco do cansaço porque foram três dias de ritmo intenso. Mas o importante era terminar entre os primeiros para garantir a vaga. Cumpri o meu objetivo e estou confiante para representar mais uma vez o Brasil no Pan e buscar o recorde de medalhas de ouro. Espero fazer dos Jogos Pan-Americanos de 2007 o momento mágico na minha carreira”, destaca Hugo Hoyama.

Neste domingo foi realizado um quadrangular para definir os representantes do Brasil no Aberto do Chile do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. O Brasil terá no evento Hugo Hoyama, Thiago Monteiro, Cazuo Matsumoto, Bruno Anjos, Ligia Silva, Mariany Nonaka, Cláudia Ikeizumi e Karin Sako.

Classificação final

Masculino
1 - THIAGO MONTEIRO (CE) 3100
2 - HUGO HOYAMA (SP) 2400
3 - BRUNO ANJOS (SP) 2300
4 - CAZUO MATSUMOTO (SP) 1200
5 - REINALDO YAMAMOTO (SP) 900
6 - TIAGO LOPEZ (GO) 900

Feminino
1 - LIGIA SILVA (SP) – 2900
2 - MARIANY NONAKA (SP) – 2600
3 - KARIN SAKO (SP) – 2300
4 - CLÁUDIA IKEIZUMI (SP) – 1500
5 - GABRIELA KOCK (SP) – 900
6 - MAIRA RANZEIRO (SP) – 800