Foto: Maurício Porão
O objetivo do modelo pioneiro da cidade é fomentar a cultura do cuidado preventivo
A noite desta quarta-feira (3) foi marcada pela comemoração de 21 estabelecimentos premiados pelo Selo ABC de Qualidade da Higiene. Criado pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, da Prefeitura de Macaé, o programa possui critérios de categorização para locais que prestam serviços de alimentação. O objetivo do modelo pioneiro da cidade é fomentar a cultura do cuidado preventivo e da observação aos critérios de riscos sanitários.
Representando a Coordenadoria de Vigilância Sanitária, Leandro Luis, falou sobre a implantação da iniciativa no município.
“Temos trabalhado bastante o cenário do desenvolvimento econômico da cidade e o poder público tem sido um grande aliado do empreendedor. E é fortalecendo a economia local que podemos investir em Saúde, Segurança, no Social, e falar do Selo é falar dessa parceria em prol de políticas públicas que favoreçam esse ambiente de negócios e a cidade não para de crescer. Tenho certeza de que todos podem perceber essa mudança de aumento do consumo, de investimentos e esse é o caminho que buscamos”, ressaltou o prefeito Welberth Rezende.
Responsável pelo Selo ABC, Márcio da Silva Porto, explicou que a ação passou a ser um programa contínuo da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, com a parceria da Universidade Franciscana, do Rio Grande do Sul e reforço técnico científico acadêmico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio do Curso de Nutrição do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.
“A categorização trouxe um movimento inédito na Vigilância, aproximando o fiscal dos estabelecimentos, quebrando um paradigma de punição, mas sim de orientação de parceria. E os responsáveis dos estabelecimentos que se dedicaram nesse processo estão de parabéns”, afirmou.
Para os empresários, o Selo - que pode ser A, B ou C, de acordo com pontuação alcançada durante o processo de análise -, é motivo de comemoração e orgulho.
“A gente percebe a vontade do empresário em participar e principalmente em ter um selo A. Meus parabéns a todos, é uma satisfação entregar o selo a vocês que fizeram por merecer e tenho certeza de que continuarão fazendo no dia a dia de suas atividades”, apontou.
"Estamos no mercado há 17 anos e o nosso maior interesse em fazer parte da categorização foi porque a Uniflex preza muito pela qualidade dos nossos processos e pela melhoria contínua. Nós temos algumas certificações e algumas ISOs, uma delas é a ISO 22000, que está relacionada a segurança de alimentos. Acreditamos que isso pode agregar muito para nossos clientes, para que eles confiem cada vez mais em nosso trabalho e consigam fazer escolhas conscientes em relação a fornecedores de catering e ship chandler.”, destacou Flávia Albricker, gerente da empresa Uniflex, que atua no ramo de catering e ship chandler (abastecimento de suprimentos para navios).
“Para nós é muito importante estarmos envolvidos em processos como esse que garantem a qualidade do que estamos servindo ao consumidor. Estamos muito felizes pelo alcance do Selo A, que reconhece todo o trabalho da nossa equipe e o nosso compromisso em oferecer, mais do que sabor, segurança nos aspectos ligados à saúde alimentar", concluiu André Alcino, responsável por duas lanchonetes especializadas em venda de Pastel.