logo

Sema continua a monitorar nível de água da Lagoa de Imboassica

16/04/2008 17:02:15 - Jornalista: Liliane Barboza

Técnicos da secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) continuam a monitorar a Lagoa de Imboassica. Apesar do alto índice pluviométrico dos últimos dias, de acordo com o secretário Márcio Romero Galardo, o nível de água da lagoa ainda está abaixo do ideal, com a capacidade de absorver volumes expressivos de água, principalmente porque o canal extravasor encontra-se aberto vertendo grande volume de água.

- A secretaria de Meio Ambiente quer aproveitar a oportunidade para informar que todas as metas planejadas no monitoramento, na gestão do secretário Henrique Emery, estão sendo atingidas. É bom lembrar, que a abertura da barra da lagoa aconteceu no dia 8 de janeiro deste ano, e o procedimento já possibilitou melhor balneabilidade para esse importante ecossistema macaense - ressalta Galardo.

Ele acrescenta que com a abertura da barra da lagoa espécies marinhas podem ser encontradas no local, principalmente o camarão. "Nós fizemos um acordo com os pescadores, e resolvemos suspender a pesca até o dia 30 de maio. Por enquanto, o tamanho deles está abaixo do ideal. É necessário dar um tempo para que os moluscos possam crescer de forma adequada", informa.

O secretário afirma que o ecossistema da lagoa foi restabelecido integralmente, mostrando que os estudos e o monitoramento feitos pelo corpo técnico da Sema e da Câmara Técnica do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras estavam corretos e trouxeram resultados positivos.

- A Sema continua a realizar o monitoramento diário na Lagoa de Imboassica, controlando inclusive o nível de água", assegura.