A secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) recolheu, nesta terça-feira (23), mais uma remessa de pneus imprestáveis. Desde a implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos, da Coordenadoria de Resíduos da Sema, em 2006 já foram coletadas 508 toneladas do produto.
O coordenador de Resíduos da Sema, Maurício Passeado explica que o objetivo principal do programa, é retirar totalmente os pneus do meio ambiente, evitando a poluição de rios, bueiros e canais, além de ser foco de vetores, como o do mosquito da dengue.
- A coleta é para evitar também que esses pneus sejam queimados, pois a fumaça é altamente tóxica, além de permitir que eles tenham destinação final correta, para que possamos resolver esse impasse ambiental, no município. Atualmente o produto é levado para uma usina de reciclagem, localizada no estado de São Paulo, explicou.
Maurício acrescenta ainda, que o programa faz parte de um convênio de cooperação mútua entre a prefeitura e a Associação Nacional de Indústria de Pneumático (Anip) e conta com a parceria da secretaria Executiva de Serviços Públicos (Semusp) e da Especial de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
- Os agentes de CCZ realizam o trabalho de vistoria e tratamento nos pneus, aplicando larvicidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Com isso, a Prefeitura de Macaé estará desempenhando o seu papel, pois os pneus dos carros passam por barreira quando vão para outros estados. Temos que ter esse compromisso, ressaltou o coordenador.
De acordo com o coordenador de Resíduos da Sema, os pneus são recolhidos duas vezes por semana pela secretaria Executiva de Meio Ambiente, em 62 pontos da cidade, entre borracheiros e revendedores. Em seguida, a prefeitura leva esse material para a Central de Triagem localizada provisoriamente no bairro de Virgem Santa. “A população poderá contribuir conosco, levando os pneus automotivos, bem como de bicicletas a borracharia mais próxima de sua residência”, disse.
A utilização de pneus imprestáveis vem crescendo a cada a dia no país e podem ser vistos em diversos produtos, como asfaltos, tapetes adesivos, solado de sapatos e isolamento elétrico.
Dicas e cuidados - O desgaste máximo do pneu (limite de segurança) é de 1,6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca". A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) 558/80 estabelece que o veículo que trafegar com pneus abaixo do limite legal poderá ser apreendido.
O descuido com a calibragem dos pneus traz sérias conseqüências para a durabilidade do produto. A baixa pressão é um dos inimigos do pneu, podendo surgir vários problemas, inclusive influenciando na segurança do motorista, bem como de todos os passageiros.
Os pneus abaixo do limite têm muitas implicações, entre elas estão: aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca; não dão a drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas e aumento do risco de estouros.