Semana da Ciência e Tecnologia traz debates ao público

19/10/2016 11:37:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Andréa Lisboa

Mesa Redonda 'Problemas de deslocamento urbano e do transporte no Estado do Rio de Janeiro em períodos de grandes eventos', com Isabel Cerchiaro (UFF), Ailton Ferreira (UFF), Augusto da Cunha (CEFET-R

A curiosidade científica, o espírito crítico e a busca por inovações já absorveram o público que têm participado das atividades abertas e gratuitas, na Cidade Universitária, da "Agenda Acadêmica do Instituto de Ciências Sociais de Macaé da UFF". O evento é parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que, pela primeira vez, na mesma edição, reúne no município a Universidade Federal Fluminense (UFF/Macaé), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF), com ações em sua sede, no bairro Novo Cavaleiros.

A prefeitura, por meio do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), é apoiadora e fomentadora da popularização da ciência e da tecnologia como estratégia para transformar Macaé na Cidade do Conhecimento. A "Agenda Acadêmica do Instituto de Ciências Sociais de Macaé da UFF", nesta quarta-feira (19), das 15h às 18h, oferecerá palestras sobre os temas: 'Segurança pública, criminalidade e cidadania no período democrático: o caso paulista', por Giane Silvestre (UFSCar); 'Meritocracia: Reflexões, oportunidades e desafios', Marcelino Assis (UNESA – RJ) e 'A Função Social da Empresa a partir dos projetos de Código Comercial Brasileiro, proferida por Saulo Mendonça (UFF).

Também haverá mesa redonda, das 19h às 20h30, abordando 'Desafios na Gestão da Segurança Pública - Lavagem de Dinheiro: desafios da investigação sob o aspecto criminal e econômico'. O mediador será 'Café com RH' e a mesa de debatedores será formada por Madeleine Farias (UNESA/Delegada Titular da 145ª Delegacia de Polícia em São João da Barra); Saulo Mendonça (UFF), David Augusto Fernandes (UFF) e Sylvio Carvalho (UFF). Já na tarde (15h às 18h) de quinta-feira (20) os assuntos das palestras são: 'Comunicação e Discurso como instrumento de Poder', por Ana Claudia Pinheiro (ESPM); 'Reflexões sobre escolhas de consumo alimentar por consumidores de camadas populares', Fábio Araujo (UFF) e 'A importância da atualização do profissional de Contabilidade face às Normas Internacionais', com Roberto Pires (UFF).

À noite (19h às 21h) haverá as palestras: 'Planejamento Sucessório', com Pablo Arruda (IBMEC-Rio); 'Projeto NAF - Núcleo De Apoio Contábil e Fiscal', Vera Lucia Dutra (UFF) e 'Diagnóstico sobre o reconhecimento de ativo intangível em Software desenvolvido em empresas do setor de energia', por Adriano Magalhães (FEMASS). As palestras e Mesas Redondas noturnas serão realizadas no Espaço Científico. Na quarta-feira (19), elas vão acontecer, à tarde, no Espaço Profissional, e à noite, assim como a mesa redonda, no Espaço Científico e no Espaço Profissional.

As atividades dos alunos também movimentam o evento. Na terça-feira (18) aconteceu a apresentação de trabalhos de iniciação científica, de extensão, de monografia e de monitoria e ainda houve Cine Debate. À noite, palestras trataram sobre "Trabalho e Direito: a era da tecnologia e seu futuro", com Leonardo Rabelo (Universidade Veiga de Almeida); 'Ferramentas de Avaliação de Investimentos', Sylvio Merhy (UFF), e 'Experimentando e entendendo a Bolsa de Valores', por Oscar Lewandowski (UFF).

Sucesso de público – A solenidade de abertura da 'Agenda Acadêmica do Instituto de Ciências Sociais de Macaé da UFF', na segunda-feira (17), lotou o auditório Cláudio Ulpiano. À tarde, as palestras 'Produção do conhecimento dos Padres da Igreja: Origem, Processo e Ampliação do conteúdo', por André Rodrigues (PUC-Rio); 'Gestão de Eventos utilizando as Técnicas do PMI', Roberto Falcão (PUC-Rio) e 'O mercado de atuação das áreas de Operações e Logística', com Augusto Reis (CEFET-Rio) já atraíram um bom público. Ele ainda aumentou à noite para a mesa redonda 'Problemas de deslocamento urbano e do transporte no Estado do Rio de Janeiro em períodos de grandes eventos', com a mediadora Isabel Cerchiaro (UFF) e debatedores: Ailton Ferreira (UFF), Augusto da Cunha Reis (CEFET-Rio), Denise Cristina Oliveira (UFF) e Roberto Falcão (PUC-Rio).


Fotos Relacionadas