
A programação será na orla da Imbetiba
Com o tema central “Macaé pela Igualdade Racial: Memória, Resistência e Futuro", a Semana da Consciência Negra de Macaé - já iniciada - prossegue até o dia 22 de novembro (sábado), com a realização da Feira Multicultural. O objetivo é fortalecer o diálogo entre as políticas públicas e a sociedade civil, reafirmando o compromisso do município com a promoção da igualdade racial. A Semana, que já é reconhecida como uma das mais esperadas do município, tem como ponto alto o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e será marcada pela Caminhada da Igualdade Racial, com o tema “Caminhar é Resistir: Por uma Macaé Antirracista”. A concentração será às 7h15, na Orla da Imbetiba, próximo ao Baobá, com destino ao Museu Legislativo da Câmara Municipal.
O encerramento da Semana, neste sábado (22), também será na orla da Imbetiba, a partir das 14h. A área irá se transformar em um amplo espaço de celebração com a Feira Multicultural “Afro Macaé: Saberes e Sabores”. O público que se prepare, pois o encontro apresenta mostra artística e cultural, contação de histórias, oficina de tranças, feira de empreendedores e culinária afro-brasileira, exposição de arte e apresentações culturais.A expectativa é receber crianças, jovens e adultos moradores e visitantes de Macaé.
Um dos momentos mais aguardados é a Mostra da Beleza Negra com apresentação das categorias infantil (de 4 a 11 anos), juvenil (de 12 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos). A proposta é evidenciar a beleza da população negra e combater a discriminação racial a partir da valorização da identidade, por meio dos traços, modas e cultura dos negros.
Outro objetivo, conforme a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprígio, é destacar a autoestima dos afrodescendentes, a igualdade racial e o combate ao preconceito. A programação deste sábado será finalizada com um show cultural com foco na valorização da cultura do país com apresentações de Banda Pra Maria (15h), Grupo Gente da Gente (20h).
Vale lembrar que, em Macaé, a Semana da Consciência Negra é promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé (SEPPIR) em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Desenvolvimento Social, além de movimentos sociais e entidades locais. A proposta é fortalecer o diálogo entre as políticas públicas e a sociedade civil, reafirmando o compromisso do município com a promoção da igualdade racial.
Sábado – 22/11 | Encerramento, Celebração e Feira Multicultural
Tema Central: Afro Macaé: Saberes e Sabores
Local: Orla da Imbetiba | 14h às 22h
Mostra artística e cultural
Contação de História Afro – Cantinho das Crianças
· Oficina de Trança;
· Exposição de empreendedores negros;
· Feira Culinária;
· Consultoria Culinária com Leila Manhães;
· Atrações para crianças;
· Exposição de Quadros de Bernado Beraldini (Escravidão)
· Apresentação Cultural: roda de capoeira, maculelê e roda de poesia
· Apresentação do Robozão - 16h e 19h
· Exposição de empreendedores de Macaé
· Mostra Beleza Negra - 18h
· Banda Pra Maria - 15h
· Grupo Gente da Gente às 20h
· Encerramento - 22h
Toda a programação será gratuita e aberta ao público.