logo

Semana da Consciência Negra será aberta nesta terça

15/11/2021 09:47:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Feminismo Negro é o tema da roda de conversa, seguida do filme ‘A Pedra’

A abertura da Semana da Consciência Negra, com roda de conversa e exibição de filme, vai acontecer nesta terça-feira (16), às 16h, no foyer do Teatro Municipal de Macaé, Centro da cidade. A programação irá até sábado, Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Todas as atividades têm entrada franca.

O tema da roda de conversa, ‘Feminismo Negro’, será exposto pelas convidadas, a coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade, Conceição de Maria Rosa, e a professora Ivania Ribeiro, também militante da causa. Logo após, terá início o ‘Cinegritude’. O filme exibido será ‘A Pedra’, um documentário sobre Roberto Borges, professor do mestrado em Relações Étnico-Raciais do Cefet-RJ. O roteiro trata da construção de identidade de crianças negras em uma escola do Complexo da Penha (RJ) e de conquistas antirracista. A direção é de Davidson Davis Candanda.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, oficializado em 2011, foi criado para provocar reflexões sobre o racismo estrutural da sociedade brasileira e discutir ações para o seu combate.

Programação

Quarta-feira (17) - No Solar dos Mellos, às 18h, acontece o Café Literário. O tema será ‘Poesia Preta’, com a participação dos poetas Gerson Dudus e Isabella Ingra. Logo após o sarau, a professora Katia Magalhães é a convidada do bate papo ‘Fala Preta Regional’.

Quinta-feira (18) - No Centro Macaé de Cultura, às 16h, a jornalista Laís Monteiro estará na roda de conversa "Racismo Estrutural". Em seguida, o Cinegritude exibe o filme ‘Akara no Fogo da Intolerância’. O documentário aborda a intolerância que atinge, principalmente, as religiões de matriz africana. O acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afrobrasileira, é o ponto de partida para as reflexões. A direção e o roteiro são de Claudia Chávez.

Sexta-feira (19) - No Centro Macaé de Cultura, a partir das 14h, haverá a baiana do acarajé vendendo a comida típica. Às 15h, a poeta angolana, Zila Conceição Joaquim Calei, e a fotógrafa e artesã, Graziele Cristine de Jesus, vão mostrar o projeto Zila e Grazi, que traz histórias, artes, dança e canto africanos. Às 15h30, elas conduzirão a oficina Confecção de Turbantes. A Capoeira de Mestre Kiko será a atração das 16h, seguida pelo Maculelê, às 16h30. Depois o Cinegritude, às 17h, exibirá o filme ‘Café com Canela’. A produção dirigida por Ary Rosa e Glenda Nicácio é um filme tocante que trata de superação e solidariedade.

Sábado (20) - No CriaSana, no distrito do Sana, acontece o sarau ‘Palavra Preta’, com Gerson Dudus e Isabella Ingra. Após o evento de poesia, o Cinegritude, apresentará o filme ‘Café com Canela’.


Fotos Relacionadas