Na próxima terça-feira (19), a Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial da Prefeitura de Macaé dará início ao projeto Cabeça de Nego, para comemorar a Semana de Consciência Negra no município. Também haverá eventos na quarta-feira (20), na sexta-feira (22), no sábado (23) e no domingo (24).
Serão promovidas discussões, reflexões e construções sobre a identidade étnica, numa promoção da igualdade racial, via combate ao racismo. Os eventos serão realizados em diversos pontos da cidade.
Valorização da identidade étnica e racial
Segundo a pedagoga e coordenadora do Cabeça de Nego, Sandra Brandão, as ações do projeto convergem em resgate e valorização da identidade étnica e racial no município. “Esse projeto surgiu no segundo semestre de 2013, sendo elemento norteador de todas as ações a serem desenvolvidas pela Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial”, afirma.
Entre as atividades do projeto constam as cirandas de Papo e Memória, que consistem em cursos e ações conjuntas nos quais representantes da sociedade civil e do poder público debaterão temas relacionados à saúde, à educação, à cultura e a outros assuntos que se referem à igualdade racial no país.
- Quando falamos em consciência negra, cada indivíduo tem um olhar diferenciado. O nosso é que sejam oportunizados momentos para que a população negra de Macaé possa resgatar e valorizar sua identidade étnica e sua cultura – opina Sandra Brandão.
Trabalhos com a estética negra e com acessórios com identidade negra, culinária africana e shows, além de esclarecimentos sobre doenças que mais afetam a população negra, como a hipertensão, a anemia falciforme e o câncer de próstata, também fazem parte do projeto e ocorrerão nos dias 23 e 24.
A programação do Projeto Cabeça de Nego:
Dia 19, às 19h - Entrega da medalha de Honra ao Mérito Social, Karucango, numa parceria com a Câmara Municipal de Macaé. Local: Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores, na Rua do Sacramento 63, Imbetiba.
Dia 20, às 18h - Ciranda de Papo e Memória. Tema: "Negro, sem medo de ser" que tratará do preconceito, da discriminação e do racismo, fazendo parte do primeiro encontro da FUNEMAC sobre consciência negra. Local: Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.
Dia 22, às 16h - Ciranda de Papo e Memória. Tema: “Que Consciência é Essa?”. Local: Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama 248, no Centro.
Dia 23, das 10h às 17h - Saúde dos Pés à Cabeça, em parceria com a secretaria de Saúde. Consiste em atrações culturais (shows), feira étnica, esclarecimentos e atendimentos sobre a saúde da população negra. Local: atrás da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Lagomar.
Dia 24, a partir das 17h - comemoração pelos cinco anos do grupo Panelada de Crioula, que é formado por mulheres negras que trabalham com todas as formas de culinária. Na ocasião a Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial vai promover oficinas de turbantes e de maquiagem para pele negra. Local: Rinha das Artes, na Rua Dr. Júlio Olivier, 633, Centro.