Foto: Joice Trindade
Uma das atividades é a brincadeira em camas elásticas.
Socialização e solidariedade. Com estas finalidades, escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino estão em fase de encerramento de projetos no decorrer desta Semana da Criança. O Dia da Criança é comemorado em todo país nesta sexta-feira (12), mas, antecipando a data, escolas municipais estão realizando ações que visam à interação dos alunos e comunidade escolar.
Uma das unidades é a Municipal Antônio Alvarez Parada, que desde segunda-feira (8) está executando atividades como cinema, piquenique e o “Parque vai à escola”. A festa das Crianças deste ano foi considerada uma das mais animadas pelos 557 estudantes do 1º ao 5º ano de escolaridade, pois contou com duas camas elásticas, tobogã e touro mecânico, além de pipoca e algodão doce. Entusiasmados, os alunos Laísa Overney, Kauã Brito e Yan Santana Coelho Roli não se continham de felicidade. Nos momentos de pausa para o lanche eles só sabiam agradecer a diretora- geral, Adélia Mattos, pela brincadeira: “Nunca fui a um parque como este. Estou adorando tudo isso”, falou.
No entanto, além da diversão, a programação ganhou um cunho diferente com a realização da 5ª Gincana “Brincando com a Solidariedade”, em que estudantes e pais se mobilizaram no mês de setembro para doação de alimentos e cobertores, que serão distribuídos ainda este mês para uma entidade assistencial. Emocionada com a ação da escola, as dirigentes Adélia Mattos e Francisca Santana Caetano lembraram que não apenas as crianças estão sendo homenageadas nesta semana:
- Reservamos a noite desta quarta-feira (17), para um jantar de homenagens aos 60 profissionais, que atuam na escola, desde o professor, ao porteiro e auxiliar de secretaria. Temos muito orgulho da dedicação de todos que trabalham aqui e continuaremos primando pela qualidade do ensino, importância do brincar e do lúdico - afirmou Adélia.
Elogios - Para o prefeito Riverton Mussi, que também é professor de Educação Física, ações como estas não elevam apenas a educação mas a cidadania de estudantes, educadores e pais dos alunos: “A programação festiva para as crianças não tem apenas caráter de diversão, mas de participação, solidariedade e responsabilidade que implicam em práticas pedagógicas que reforçam a educação plena e a formação de valores como cooperação e senso coletivo”, ressaltou.
Até esta quinta-feira (11), toda a rede municipal de ensino está envolvida em programações diversas voltadas para o Dia da Criança. A Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos é uma delas. Para a diretora-geral, Valéria Branco Cabral, esta semana está sendo de pura alegria para os 416 estudantes da unidade:
- Além de apresentações musicais, exibições de desenhos e filmes, discoteca e gincana, nossos profissionais se preocuparam com a importância do “Brincar” e “Educar”. Por isso, contamos com apresentações dos contadores de histórias da Secretaria de Educação e a realização de oficinas de desenhos, pinturas e modelagem, que destacam as potencialidades e criatividade da garotada - finalizou.
O próximo passo da escola é receber o “Planetário Móvel”, réplica de um planetário, que ensina sobre os planetas e astronomia para os estudantes, conforme a faixa de idade.