logo

Semana da Enfermagem reúne profissionais no Paço Municipal

15/05/2024 12:10:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Moisés Bruno

A atividade contou com palestras, dinâmicas, oficinas e rodas de conversa

Dentro das comemorações pelo Dia da Enfermagem (12), a Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenação Geral de Enfermagem da Secretaria de Saúde, promove ao longo desta quarta-feira (15), no auditório do Paço Municipal, a Semana da Enfermagem – Cuidando de quem cuida!

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito, Célio Chapeta, da secretária adjunta de Média e Alta Complexidade, Návia Bavaresco e da coordenadora Geral de Enfermagem, Renata Viana, que compuseram a mesa. Na ocasião, o vice-prefeito destacou a importância da atuação da enfermagem.



“A Semana da Enfermagem não é apenas para comemorarmos, mas para valorizar e mostrar toda nossa estima. O hospital sem enfermagem não funciona. Todo paciente gostaria de dar um abraço na enfermeira que cuidou dele e hoje eu vim dar esse abraço”, disse.



A coordenadora geral de Enfermagem, Renata Viana, reforçou o empoderamento da classe.



“Este encontro representa uma oportunidade de fortalecer os relacionamentos já existentes, reforçando a importância da enfermagem e o seu protagonismo dentro da estrutura da saúde”, pontuou.



Para Návia, ser enfermeiro é um ato social de amor que deve ser reconhecido e valorizado.



“A enfermagem faz um trabalho de excelência, focado no paciente e sempre com muita eficiência”, frisou.



O evento contou ainda com palestras, dinâmicas, oficinas e rodas de conversa. A ação teve como objetivo comemorar o Dia da Enfermagem, 12 de maio, promovendo a integração entre estudantes e profissionais.

Atuação – Presente em todos os níveis e atenção, a enfermagem é a maior força de trabalho na área de saúde. Em muitas unidades de saúde, o enfermeiro realiza consultas de enfermagem individuais, como em ginecologia, o que aumentou o número de coleta de preventivos; em obstetrícia, realizando o pré-natal em gestante de baixo risco; aconselhamento em IST/AIDS; palestras nas unidades, promovendo a saúde de vários grupos como crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos, entre outros. Hoje, os enfermeiros atuam em empresas farmacêuticas e de Home Care (atendimento domiciliar), promovendo a saúde de trabalhadores de empresas de grande porte, participando ativamente da gestão de unidades de saúde.


Fotos Relacionadas