logo

Semana da Mulher prossegue com ações com adolescentes

09/03/2015 17:41:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Juranir Badaró

Programação continua nesta terça-feira, na Praça Veríssimo de Mello

Uma multiplicidade de ações com cerca de 600 adolescentes que estudam no Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, na Ajuda de Baixo, deu prosseguimento, nesta segunda-feira (9), à semana alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorada em todo o mundo, no dia 8 (domingo). Durante todo o dia, a secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da subsecretaria de Política para as Mulheres e de parceiros, mobilizou a escola em torno de palestras informativas e oficinas educativas e de serviços.

Logo cedo, os estudantes de 12 a 18 anos foram convidados para participar das oficinas de judô, grafite, cupcake, pirulito de chocolate, cachecol de dedo, turbante, zumba (modalidade de dança), teatro e beleza (corte e penteado).

Além disso, cinco palestras foram promovidas com os temas “Empreendedorismo juvenil e perspectivas”, abordado pela assistente social Elise Amaral e pela psicóloga Solange Cattapreta. A palestra “Gravidez na adolescência” foi difundida pela coordenadora do programa Saúde da Mulher, Simone Albugeber. “Os direitos da criança e do adolescente” coube a Stella Silveira, assistente social do Creas da Ajuda.

A assistente social Rosele Branco, do programa DST/Aids da secretaria de Saúde, discorreu o tema relativo ao vírus HIV - doença sexualmente transmissível que ainda não tem cura. A coordenadora do Centro de Referência para Atendimento à Mulher “Pérola Bichara Benjamim”, Ilanna Pacheco e a psicóloga Flávia Luz enfocaram o tema “Violência, Direitos e Valorização da Mulher”.

DST/Aids – A palestrante Rosele informou aos estudantes que em 25 anos, o HIV já matou 25 milhões de pessoas e está presente em outros 40 milhões. “É a segunda doença infecciosa que mais faz vítimas no mundo, logo atrás da tuberculose. Só que, ao contrário desta, a Aids não tem cura”, disse, alertando para quem já iniciou sua vida sexual, o uso da camisinha, como prevenção. “Quem usa a camisinha pensa em si, tem autoestima e se respeita”.

Direitos – Quanto aos direitos da mulher, as representantes da secretaria de Desenvolvimento Social/Subsecretaria de Políticas para as Mulheres conversaram com os jovens sobre a questão da violência contra a mulher, enfatizando suas formas (física, psicológica, moral, patrimonial e sexual), a necessidade de serem respeitados seus direitos e os serviços que são oferecidos pela prefeitura às mulheres que residem em Macaé.

- Neste segundo dia de eventos relativos à Semana da Mulher, destaco a oportunidade de atingirmos adolescentes com informações voltadas à saúde, ao direito da mulher, entre outros assuntos. Mas gostaria de chamar a atenção para o evento desta terça-feira (10), que irá ocorrer na Praça Veríssimo de Melo, que é a feira de artesanato. É que nessa feira criamos uma agenda que oportuniza a mulher fazer seu exame preventivo posteriormente no Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuanc), localizado na Aroeira. E, quando receber o resultado do exame já terá marcada sua consulta ginecológica – anunciou a subsecretária de Política para as Mulheres, a advogada Jane Roriz.

Ela explicou ainda que durante todo o mês de março, mês da mulher, o exame preventivo continuará sendo oferecido a todas as mulheres que se dirigirem até o Centro de Referência para Atendimento à Mulher. Roriz anunciou ainda, que por meio de uma parceria com o “Espaço Cultural Cedim” (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher), haverá uma exposição de fotos e documentos sobre as conquistas femininas, durante o evento da praça, nesta terça-feira.



Programação relativa à Semana da Mulher oferecida pela Prefeitura de Macaé:



Dia 10 (terça-feira)


Feira de artesanato “Arte Mulher”; Apresentação da Orquestra Estudantil da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) e Exposição de fotos.

Local: Praça Veríssimo de Mello.

Horário: 10h às 17h.



Dia 11 (quarta-feira)

Fórum sobre Políticas para as Mulheres (Análise do I Plano Municipal)

Local: CRAS Aeroporto (Rua Tenente Francisco Pires, próximo Pestalozzi)

Horário: 13h.



Dia 13 (sexta-feira)

Encontro de Mulheres - “Qualidade de vida no trabalho com laboral e dicas nutricionais”; Exposição fotográfica e documental “Mulher vida e trabalho nos registros administrativos da Prefeitura Municipal de Macaé” e atrações culturais com dança e música de mulheres.

Local: Paço Municipal (Avenida Presidente Sodré)

Horário: 15h30h.



Dia 16 (segunda-feira)

Tarde Interativa - Direitos da mulher, contribuições africanas na culinária brasileira, oficinas de artesanato e de beleza (penteados).

Local: CRAS Botafogo (Rua Antonio Bichara)

Horário: 14h.


Fotos Relacionadas