Foto: João Barreto
'Recrear' promove atividades artísticas e lúdicas para alunos
A semana que antecede o Dia das Crianças, cuja data alusiva será sábado (12), é marcada na rede municipal de ensino por atividades diversas nas escolas municipais, que abrangem o Ensino Fundamental e a Educação Infantil. O objetivo é reforçar a socialização e promover ações especiais para as crianças até sexta-feira (11).
Um dos projetos é o “Recrear”. A programação acontece em 56 escolas municipais de Educação Infantil e visa valorizar a atividade física junto aos alunos. Para isso, são promovidas atividades recreativas e lúdicas com o objetivo de proporcionar a todas crianças momentos de participação em brincadeiras e jogos, ampliando assim o conhecimento e o desenvolvimento referente ao corpo e ao movimento.
As atividades foram planejadas pelas escolas municipais e são desenvolvidas com apoio da equipe pedagógica da subsecretaria de Educação Infantil e Coordenação de Educação Física. Hoje, a rede municipal conta com 45 professores de Educação Física, que atendem todas as unidades de Educação Infantil.
Para animar a garotada, os professores se caracterizam com acessórios como roupas coloridas, chapéus e perucas. Além disso, no decorrer do “Recrear”, os alunos também participam de gincanas, que dividem a turma em grupos. Todos os alunos recebem medalhas de participação e empenho nas atividades.
Dinâmicas corporais, guerra de bolinhas, voleibol, cabo de guerra e caça ao tesouro são promovidos. Estas são algumas das atividades desenvolvidas no “Recrear”. No final das ações, os alunos participam de atividades como discoteca, ginástica historiada e relaxamento.
Além da interação nas escolas, os estudantes também fazem passeios ao cinema de Macaé, Horto Municipal, feira Interart e ao Zoológico, no Rio de Janeiro. As unidades também estão com trabalhos voltados para solidariedade. A Escola Municipal de Educação Infantil Leda Lêdo Esteves vai promover nos dias 16 (quarta-feira), 17 (quinta-feira) e 18 (sexta-feira) a Gincana do Leda Lêdo. A novidade é que todos os materiais arrecadados na programação serão doados para os atendidos do Centro Municipal de Apoio à Infância e ao Adolescente (Cemaia).
Segundo a subsecretária de Educação Infantil, Cristina Burle, o projeto Recrear une o lúdico ao movimento corporal. Entre as participantes do projeto está a aluna da Escola Municipal Lêda Ledo, Bruna Vieira. Com apenas dois anos, ela participou das atividades desta terça-feira (8). Para a mãe da estudante, Danielle Vieira, o Recrear é um momento especial para a menina e toda a família. “Depois que Bruna fez parte das atividades, ela conta, mostra como aconteceu e convida a gente para fazer parte. Fico emocionada com tudo que ela aprende na escola”, contou.
Elogios - Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, ações como estas não elevam apenas a educação, mas a cidadania de estudantes, educadores e pais dos alunos. “A programação festiva para as crianças não tem apenas caráter de diversão, mas de participação, solidariedade e responsabilidade, que implicam em intervenções pedagógicas para reforçar a qualidade da educação e a formação de valores como cooperação e senso coletivo”, finalizou.