Foto: Ana Chaffin
As atividades seguem até a próxima quinta-feira (4)
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou, nesta segunda (1º), a Semana de Mobilização Contra a Dengue, que segue até a próxima quinta-feira (4). Nesta manhã, os bairros, Cajueiros, Barra de Macaé e Costa do Sol receberam os agentes do CCZ com ações intensificadas para combater também os roedores e caramujos africanos. A ação faz parte da programação instituída pelo Ministério da Saúde, que definiu o dia seis como "Dia D de Mobilização".
O coordenador do CCZ, Ramon Bouças, destaque que com a chegada do verão e a elevação da temperatura é importante reforçar as medidas preventivas junto à população. "Recuperação de imóveis pendentes, levantamento de índice, vedação de depósitos de armazenamento de água, cadastro de imóveis problemáticos e distribuição de material informativo fazem parte do nosso trabalho de campo", ressalta.
O morador dos Cajueiros, José S. Neto, recebeu os agentes de zoonoses em sua casa, e mostrou satisfação com o trabalho oferecido. "Sempre recebi os agentes e sei da importância que essa ação promove na nossa saúde. Eu procuro eliminar os prováveis focos de dengue, e quando precisei da equipe, para combater aos roedores, entrei em contato e fui atendido. Espero que esse serviço continue, pois a colaboração de nós, moradores, e as providencias tomadas do órgão responsável, melhoram nosso bem-estar", comentou.
De acordo com o supervisor geral da CCZ, Flávio Paschoal, cerca de 120 profissionais estão envolvidos nesse trabalho. "A intenção é mobilizar a população para que atue de forma efetiva na prevenção do Aedes aegypti, vetor da dengue", acrescentou.
O cronograma de ações segue da seguinte forma: nos bairros Cajueiros, Bairro da Glória, Praia da Barra e Costa do Sol nesta terça (02/12). Já na quarta (03) e quinta-feira (04), as equipes estarão na Barra de Macaé e Virgem Santa. Entre os dias primeiro e quatro os trabalhos serão no Miramar, Parque Aeroporto, Imburo, Jardim Franco e Planalto da Ajuda. No Centro, os agentes de endemias farão o trabalho no dia quatro.
Controle de roedores e caramujo africano - Os agentes de endemias que atuam no controle de roedores e caramujos africanos estarão fazendo atendimentos a solicitações e atividades em pontos estratégicos, com orientação e utilização de tratamento químico com raticida e moluscicida. O trabalho é setorizado nos bairros Cajueiros, Bairro da Glória, Centro e Costa do Sol.
*Com acompanhamento da Secom