logo

Semana de prevenção ao câncer de colo de útero vai até dia 28

24/09/2007 13:51:53 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O primeiro dia da Semana de Prevenção do Câncer de Colo de Útero, no sábado (22), superou as expectativas de secretaria Especial de Saúde. Aproximadamente 400 mulheres procuraram as unidades de atendimento para fazer o exame de papanicolau ou preventivo. A campanha, que conta com o apoio da Maçonaria Macaense e o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo), continua até a próxima sexta-feira (28).

O secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, lembra que durante toda a semana as UBS (unidades básicas de saúde), PSFs (Programa Saúde da Família), os núcleos de atendimento à mulher e a crianças dos bairros Aroeira e Barra, além dos centros de Saúde Dr. Jorge Caldas e Moacyr Santos, esão com equipes exclusivas para atendimento às mulheres.

Paulo Seady ressalta que devido ao trabalho realizado durante todo ano na rede municipal de saúde, onde são oferecidos consultas e exames na área de ginecologia, não há demanda reprimida, pois são coletados por mês aproximadamente 1.500 exames.

A meta da secretaria de Saúde é de que cerca de duas mil mulheres procurem as unidades para fazer o exame preventivo que, além de detectar precocemente o câncer de colo de útero, faz o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis.

Os resultados serão entregues num prazo de 30 ou 40 dias. Os casos, em que for detectada alguma alteração, serão encaminhados para tratamento adequado, inclusive as intervenções cirúrgicas.

A coordenadora de Serviços de Saúde da Semusa, a ginecologista Liane Machry, acrescenta que o exame preventivo é indolor e só através dele é possível detectar o câncer do colo do útero, a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres. “É importante que as mulheres façam o exame preventivo uma vez por ano”, finaliza.