Diminuir o número de pacientes com doenças sexualmente transmissíveis (DST) e com o vírus da Aids e também prevenir a população são objetivos com que o Programa Municipal DST/ Aids, da secretaria Especial de Saúde (Semusa), inicia nesta quinta-feira (22) a Semana de Prevenção do vírus da Aids e das DST. As ações acontecem até o dia 30, em toda a cidade e também na região serrana, e são realizados em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro).
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante percorre durante oito dias os bairros de Macaé e distritos da serra, realizando exames junto à população. Além da testagem, a equipe multidisciplinar atende o morador aconselhando-o sobre prevenção, uso de preservativos e outras dúvidas decorrentes. Para atender ao maior número de pessoas, de 26 a 29 de novembro, uma equipe estará na Rodoviária tirando dúvidas da população. Já nos dias 1º e 2 de dezembro, equipes do CTA atuam na prevenção nas praias.
Prevenção
O Programa DST/ Aids está dividido em três áreas temáticas: Prevenção; Assistência; e Vigilância Epidemológica. O objetivo é melhorar constantemente o atendimento à população macaense. De janeiro a outubro deste ano, o Programa
distribuiu cerca de 534.000 preservativos (masculinos/ femininos) e realizou 1.088 testes anti-HIV; deles, 134 foram positivos. Destes exames, 34 foram realizados em CTAs itinerantes em áreas de difícil acesso.
Abaixo a programação da Semana de Prevenção:
Dia 22 – 9h – Glicério – Praça Principal
Dia 23 – 9h – Sana – Praça Principal
Dia 26 – 9h – Córrego do Ouro – Praça Principal
Dia 27 – 8h 30 – Fronteira A
Dia 28 – 8h 30 – Fronteira B
Dia 29 – 8h 30 – Morro de São Jorge
Dia 30 – 8h 30 – Praça Veríssimo de Mello