Semana do doador de sangue começa em Macaé

Nov 27, 2023 4:14:00 PM - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos / Moisés Bruno

Ações vão até a próxima sexta-feira (1º)

Começou nesta segunda-feira (27), em Macaé, a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Até a próxima sexta-feira (01), o Serviço Municipal de Hemoterapia está com ações de conscientização, homenagens aos doadores, sorteios e distribuição de brindes. O atendimento acontece sempre das 7h30 às 12h30.

Na oportunidade, o responsável técnico pelo setor, o médico Hematologista Adelmo Daumas Gabriel, explicou que a unidade conta agora com a produção de concentração de plaquetas. "Para atender a nossa demanda era preciso pegar esse hemoderivado no Rio de Janeiro ou Campos dos Goytacazes. Hoje conseguimos ter essa auto-suficiência, um marco importante, já que a saúde vem oferecendo um atendimento mais complexo com cirurgias cardíacas, tratamento oncológico, faz com que a demanda de hemoderivados aumente", frisou.

Ele acrescentou que o Serviço Municipal de Hemoterapia também irá ganhar uma nova sede. "Teremos um espaço mais amplo, que poderá atender um número maior de doadores", disse.

Quem esteve hoje na unidade foi a advogada Natália Fernandes. Doadora desde 2014, ele comparece a cada quatro meses no Serviço de Hemoterapia. "Doar não é só um ato de solidariedade, mas também muito importante para pessoas que são vítimas de acidente e que passam por cirurgias, pois pode salvar vidas. O procedimento é rápido e mesmo quem tem medo de agulha deve superar essa dificuldade para ajudar ao próximo", ressaltou.

Vale lembrar que quem deseja doar sangue pode fazer o agendamento online pelo site oficial da Prefeitura de Macaé, na aba "Doe Sangue". O doador irá preencher seus dados nos campos e marcar o dia e horário da sua doação.

O Serviço Municipal de Hemoterapia conta com uma equipe multidisciplinar com médicos especialistas, enfermeiras, assistente social, biólogas, biomédicas, além de auxiliares e técnicos em enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas.

O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona na Rua Dr. Bueno, 40, no Centro. O telefone para contato é (22) 2796-1756.

Requisitos básicos para a doação:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis);

Pesar no mínimo 50kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação);

Apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.


Fotos Relacionadas