Semana do MEI: palestra aborda função estratégica do atendimento

19/05/2022 18:28:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Rui Porto Filho

Encontro reuniu microempreendedores de diferentes áreas

Qual a importância do atendimento para o sucesso de uma empresa? Na tarde desta quarta-feira (18), microempreendedores de diferentes áreas reforçaram o conhecimento sobre a atenção que deve ser dada a essa peça chave para o sucesso de qualquer negócio: o cliente. A palestra "Pratique Atendimento" faz parte da programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O encontro, realizado na Agência de Desenvolvimento Econômico Regional – Resolve RJ, atraiu microempreendedores de segmentos variados como alimentação, moda e transporte. Em comum, o desejo de aprimorar o serviço oferecido tendo como foco a satisfação do cliente.

O consultor do Sebrae, Paulo Guerra, foi enfático ao afirmar que cada empresa tem suas especificidades e, por isso mesmo, o atendimento deve estar adequado a cada perfil. "O que serve para uma empresa, não necessariamente serve para outra. Por isso mesmo, o conhecimento técnico e o estudo sobre a sua área de atuação interferem na forma como o cliente deve ser atendido", pontuou o palestrante.

"A Semana do MEI é extremamente positiva, começamos com a palestra sobre formalização: como se tornar um empreendedor cada vez mais qualificado, entendendo o seu posicionamento, benefícios e obrigações. Em seguida, fomos para o atendimento, abordando a necessidade de ter um diferencial para o cliente, que está mais exigente, com mais acesso a informações. Então, é preciso que os empresários tornem a experiência do cliente, seja qual for o seu segmento, de fato exitosa", ressaltou Guilherme Reche, coordenador regional do Sebrae Norte Fluminense.

Participantes destacam importância da capacitação

Recém-ingressa no universo dos microempreendedores individuais, Camila Ribeiro aproveitou a oportunidade da Semana do MEI para participar da programação para aprender com as palestras e através do networking. "Eu pretendo montar um negócio e estou buscando conhecer mais sobre empreendedorismo para estar devidamente capacitada e preparada para quando isso acontecer", informou ela, que atua no ramo imobiliário.

Empresário experiente, Rodrigo Alcântara, proprietário da rede Açaí Berry, também esteve presente com sua equipe. "Mesmo não estando mais como MEI, acho importante a participação em eventos como esse, que contribuem para que a gente melhore a qualidade do nosso atendimento cada vez mais. Todo o nosso serviço está focado em atender plenamente", ressaltou o idealizador da marca.

A Semana do MEI conta ainda com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM). A programação continua na próxima sexta-feira (20), com o "Café com Crédito". O encontro trará as palestras: "Como se preparar para o acesso ao crédito" e “Renegociação de Dívida”, além de orientações sobre linhas de crédito com as instituições financeiras Caixa Econômica, Banco do Brasil, Sicob, Itaú, AgeRio e Santander. A inscrição é gratuita e feita aqui.

A Casa do Empreendedor e a Agência Resolve RJ funcionam no mesmo prédio na Rua da Igualdade, 154, no Centro de Macaé.


Fotos Relacionadas