logo

Semana do Meio Ambiente é encerrada com visita de alunos ao Solar dos Mellos

10/06/2016 16:53:00 - Jornalista: Ana Menezes

Foto: Guga Malheiros

Alunos assistiram a documentário, participaram de debate e lanche com frutas

Para encerrar a Semana do Meio Ambiente, nesta sexta-feira (10), alunos do 8º ano do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro participaram de uma manhã interativa no Solar dos Mellos – Museu de Macaé. A atividade promovida pela coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Ambiente, alertou aos estudantes sobre o perigo dos alimentos produzidos com componentes químicos.

Os alunos assistiram o documentário "O veneno está na mesa" que abordou os prejuízos causados à saúde, quando ingerimos alimentos cultivados com agrotóxicos.

- Ao final do vídeo, foi realizado o debate, onde os estudantes esclareceram suas dúvidas, sendo uma das mais frequentes, onde achar alimentos orgânicos em Macaé. Indicamos as feiras e também a importância de perguntar a origem dos alimentos antes de comprá-los -, ressaltou a coordenadora da Unidade de Conservação da secretaria, Lívia Souza.

Em seguida, os alunos puderam provar algumas frutas produzidas de forma sustentável. Foram distribuídas laranjas, bananas, melancias, entre outras.

A coordenadora de Educação Ambiental da secretaria de Ambiente, Patrícia Antunes, pontuou que a mesa de frutas é um incentivo ao consumo saudável.

- Frisamos também sobre a merenda escolar municipal, que é composta por produtos da agricultura familiar do município. Atualmente, são fornecidos cerca de 32 gêneros de alimentos, entre eles: alface, beterraba, cenoura, aipim, batata doce, banana, salsinha e cebolinha, entre outros -, pontuou a coordenadora da Educação Ambiental.

A aluna Gabriela Menezes contou que sentiu o gosto diferente na banana. "A banana daqui é mais doce e também percebi que a cor amarela é mais forte. Eu só sabia do agrotóxico no morango, e vi no vídeo que eles colocam em tantas outras coisas", contou, acrescentando que sua família tem o privilégio de comer abacate, uva e mamão, do plantio orgânico do seu avô.

Já a aluna Lívia Tinoco se surpreendeu quando soube das doenças graves que os agrotóxicos causam, e comentou o que mais chamou sua atenção no documentário. "Fiquei assustada quando vi que o vendedor de pimentão ficou cego de tanto contato que ele tinha com o produto cheio de químicas ruins. Os passarinhos que morreram ao bicar algumas frutas contaminadas. Isso também foi muito triste. Agora vou falar para minha mãe sempre prestar atenção no que está comprando, talvez nem ela saiba desse perigo -, disse.

A professora de Ciências, Patrícia Gomes, acompanhou os alunos na visita ao Solar dos Mellos. "Essas parcerias entre educação e outros órgãos são interessantes porque proporcionam momentos divertidos e importantes no ensino. É uma forma de frisar o que passamos em sala de aula. Aprenderam que além de prejudicar a nossa saúde, o sabor das frutas e legumes também é danificado, e conseguiram notar essa diferença provando. Foi ótimo para eles se deliciarem com as frutas expostas", frisou.


Fotos Relacionadas