A preservação da natureza é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos. E para celebrar a Semana do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura de Macaé realizou diversas ações em vários pontos da cidade, como plantio de mudas, exposições, oficinas, entre outros. Para marcar a data, uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas no Estado do Rio de Janeiro, o Parque Municipal Atalaia promoveu, nesta sexta-feira (3), um dia de educação ambiental.
O encontro contou com palestras, atividades educativas, gincanas ambientais, além do momento de autógrafos do fotógrafo Paulo Tinoco. Seu livro "Aves do Atalaia" foi o destaque do evento. O secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna, ressaltou a importância do primeiro encontro presencial - após o período crítico da pandemia do covid-19 - com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads).
"É gratificante estarmos reunidos com o conselho em um espaço tão especial para Macaé. A proposta foi aproveitar o momento de celebração para discutirmos políticas públicas em benefício do meio ambiente. Além disso, aproveito a ocasião para informar que o parque contará com diversos serviços para atender à população", pontuou o secretário Juninho.
A primeira-dama, Quelen Rezende, esteve no encontro e agradeceu o trabalho conjunto entre as secretarias em prol da sustentabilidade. "Macaé é abençoada por Deus com tantas belezas Naturais. Fico feliz pelo privilégio de estar aqui, nesse momento tão bacana, construído pela união de diversas secretarias, que têm como objetivo preservar nossos recursos naturais e promover conscientização ambiental", concluiu a primeira-dama, que aproveitou para sugerir uma caixa de doação fixa no parque, onde será possível doar diversos itens, como ração, agasalho e alimentos, por exemplo.
O evento, promovido pela Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, contou com a parceria da Secretaria de Ordem Pública, por meio da Guarda Ambiental; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Instituto Estadual do Ambiente (INEA), por meio do Programa de Ambiente Jovem e Secretaria de Educação, que proporcionou aos alunos do Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvello Benjamin um momento de diversão e aprendizado.
Parque recebe mais de 1 mil visitantes por mês
As belezas do Parque Municipal Atalaia reconectam as pessoas com a natureza. Há 30 minutos do Centro de Macaé, o espaço é uma ótima opção para quem quer fazer um piquenique ao ar livre, caminhar por trilhas orientadas ou conhecer de perto a importância do cuidado e da preservação do meio ambiente. O Parque recebe mais de 1 mil visitantes por mês, entre pesquisadores, estudantes e pessoas que apreciam a reserva natural.
Em seus 235 hectares, já foram registradas quase 200 espécies de árvores e mais dezenas de espécies de arbustos e epífitas. Da fauna, quase 40 espécies de peixes vivem nos córregos da região, 250 espécies de aves e mais de 60 espécies de mamíferos de pequeno, médio e grande portes, inclusive espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.
Os visitantes podem ter acesso ao Parque Atalaia pela RJ-162. De acordo com o coordenador do Parque, Alexandre Bezerra, a visitação é aberta ao público, nas quintas, sextas e sábados, de 9h às 17h. Para grupos com mais de 20 pessoas é necessário agendamento pelo e-mail: agendamento.atalaia@gmail.com.