Semana em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta acontece no HPM

04/10/2013 11:12:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

Fisioterapeutas serão homenageados pela prefeitura na próxima semana

Para homenagear o Dia do Fisioterapeuta, comemorado em 13 de outubro, serão realizadas, de 7 a 13 deste mês, várias atividades no Centro de Estudos do Hospital Público de Macaé (HPM). Estão programadas palestras, dinâmicas de grupo, apresentação dos produtos e serviços que a biblioteca oferece à comunidade; capacitação no uso dos recursos de informação; recursos e estratégias que devem ser utilizadas para pesquisa web; uso das normas de documentação ABNT e confraternização.

De acordo com as informações do coordenador do serviço de Fisioterapia da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM), Peterson Araújo, o objetivo é valorizar o profissional e possibilitar um momento de troca de informações e confraternização. Ele acrescenta que as atividades terão início na segunda-feira (7), às 14h. Na quarta-feira (9), sábado (12) e domingo (13), a programação está prevista para acontecer a partir das 14h. Já na terça-feira (8) e quinta-feira (10), as palestras serão apresentadas, a partir das 10h. Em todos os dias da programação serão realizadas dinâmicas de grupo com toda a equipe de fisioterapia da FMHM. 

Programação

7/10 - 14h - Capacitação de Usuários em Fontes de Informação. Palestrante: Iloene Cristina, especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pela Fiocruz.



8/10 - 10h - Capacitação de Usuários em Fontes da Informação.



9/10 - 14h - Capacitação de Usuários em Fontes da Informação.



10/10 -10h - Lavagem das mãos, medidas de Precaução e Conduta frente a um acidente com material biológico. Palestrante: enfermeira Raquel dos Santos, do Controle de Infecção Hospitalar (HPM).



11/10- 14h - Capacitação de Usuários em Fontes da Informação.



12/10- 14h - Dinâmica de Grupo.



13/10- 14h - Dinâmica de Grupo.



Fisioterapia - Pode ser definida como uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.

Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, entre outros, sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de bacharelado em Fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a diagnosticar disfunções, avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), emitir prognóstico, elaborar projetos de intervenção e decidir pela alta fisioterapêutica.

Dentro do universo hospitalar, o fisioterapeuta atua em diversos níveis de atendimento, principalmente na assistência aos pacientes politraumatizados, neurológicos e cardiorrespiratórios entre outros, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, neonatal e pediátrico, emergência, enfermarias e unidade materno infantil. A fisioterapia tem várias abordagens no tratamento dos pacientes pneumopatas, dentre elas manutenção e/ou melhora da ventilação alveolar, prevenção de crises respiratórias, educação ao paciente, suporte ventilatório nos períodos de crise e/ou insuficiência respiratória e melhora da capacidade física.