Semana Mundial do Aleitamento Materno continua com palestras na Catan

20/08/2014 16:32:00 - Jornalista: Débora Trindade – estagiária*

Dando continuidade à programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), realizou, nesta quarta-feira (20), um evento direcionado às gestantes em risco nutricional cadastradas no Programa de Suplementação Nutricional. A programação foi das 9h às 11h30, na sede da coordenadoria. Elas participaram de palestras e de esquete teatral. No final, houve degustação do suplemento que recebem todos os meses pela Catan.

Este ano, o tema da Semana de Aleitamento é “Amamentação um ganho para toda a vida”. As palestras foram ministradas pela nutricionista Rejane Pontes e por uma equipe de bolsistas e estagiários dos cursos de Nutrição e Enfermagem da UFRJ. A equipe aconselhou as gestantes e informou o quanto é importante amamentar o bebê até os seis meses de vida.

Para a esquete teatral, Rejane Pontes se caracterizou como gestante e tornou o encontro descontraído e lúdico. “Foi possível perceber melhor assimilação por parte das gestantes”, ressaltou a coordenadora da Catan, Carine Lima.

De acordo com Carine Lima, durante as consultas de pré-natal na rede municipal de saúde, as gestantes do município abaixo do peso ideal para a idade gestacional são encaminhadas à Catan e cadastradas no programa, além de passarem por acompanhamento especializado. Elas recebem, mensalmente, uma cesta de alimentos especiais com suplemento alimentar específico para auxiliar no ganho gradual adequado. A coordenadora acrescentou que a gestante pode permanecer no programa até o sexto mês de nascimento do bebê, desde que esteja oferecendo somente leite materno a seu filho.

A Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição atende na rua Dr. Luiz Belegard, 139, Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2759-1024.

*Com acompanhamento da Secom