logo

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começa dia 8

02/12/2014 12:30:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com outros órgãos municipais e entidades não governamentais, inicia, na segunda-feira (8), a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com uma diversidade de ações.

Os eventos vão comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12), o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência (09/12) e lembrar Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09). O objetivo é conscientizar a sociedade e sensibilizar as pessoas sobre diversos fatos e direitos, baseados na legislação sobre a pessoa com deficiência. De acordo com a subsecretária de Acessibilidade, Camila Butinholli, na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência será dada continuidade à campanha "Acessar sim, limitar não", iniciada em setembro, para sensibilizar a todos.

- A sociedade se acostumou a criar espaços físicos e vida restritos a uma existência "sem deficiências", tornando a jornada de quem possui necessidades especiais uma luta diária por acessibilidade e inclusão, na conquista da liberdade para circular e pertencer aos espaços humanos. Por isso, precisamos conscientizar as pessoas sobre o tema, diz Camila.

Senso – A mostra do senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, revela que, em Macaé, mais de 53 mil pessoas declararam alguma deficiência e destaca que o conceito de deficiência é demonstrado em grau de dificuldade de maneira muito ampla. O grupo que apresenta alguma dificuldade é composto de 40 mil, mas contempla pessoas que possuem pequenas deficiências. Quanto ao grupo com deficiência (não conseguem de modo algum) são os seguintes: visual (537), auditiva (306), motora (1.674). Já o número de deficientes mental intelectual (altistas, sequelas de traumatismo ou do parto, com problemas congênitos) somam cerca de dois mil.

Viver sem limites – A Prefeitura de Macaé já fez adesão ao Plano Nacional Viver sem Limites, ressaltando o acordo com a Convenção dos direitos da pessoa com deficiência. “É nosso compromisso fazer com que a convenção aconteça na vida das pessoas, por meio da articulação de políticas de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência conta com a participação de representantes do âmbito governamental - secretarias de Educação, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente; Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur); Subsecretaria e Conselho do Idoso; Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Cepod); Coordenadoria Extraordinária de Apoio ao Escolar (Cemeas); centros de Referência de Assistência Social (Cras); Procon/Macaé; e da sociedade civil - Associação Pestalozzi de Macaé, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Sentrinho; Associação Municipal de Apoio ao Deficiente Auditivo (Amada); Associação Municipal de Apoio aos Cegos (Amac); Portadores da Alegria e do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Veja a programação:

Dia 08 (segunda-feira) – Roda de Conversa “Cuidado para os cuidadores”. Local: CRAS Aeroporto, às 9h.

Dia 09 (terça-feira) - Evento Cultural com apresentação de capoeira, coral de libras, tae-kwon-do, dança e arborização. Local - Centro de Convivência do Idoso (CCI), das 13 às 16h30.

Dia 10 (quarta-feira) - Trilha interpretativa inclusiva do Pilão, com a participação de conselheiros, estudantes e voluntários. Local: Reserva União, manhã e tarde.

Dia 11 (quinta-feira) – Panfletagem: Sensibilização dos usuários dos ônibus da cidade. Local: Terminal Central e Shopping, de 9 às 11h.

Dia 12 (sexta-feira) - Blitz nas vagas e no trânsito com voluntários e parceiros. Local: Terminal Central, às 11h.

Dia 13 (sábado) - Mini Olimpede Municipal, com integrantes das instituições e estudantes.