logo

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência encerra com olimpíada neste sábado

12/12/2014 17:05:00 - Jornalista: Joice Trindade

Termina neste sábado (13), a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A programação, iniciada na última segunda-feira (8), é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com outros órgãos municipais e entidades não governamentais.

O último dia, será marcado pela Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede) na quadra do Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste), das 8h às 14h. O evento, que tem parceria com a Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), contará com recreação de 25 alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação Macaense do Deficiente Auditivo de Macaé (Amada).

A ocasião terá, também, jogo de basquete em cadeira de rodas. Além dos atletas participantes, a Olimpede vai integrar estudantes do Ciep Maringá, que conta com 18 representantes na Educação Inclusiva. Para o diretor da unidade de ensino, Idovan Correia, a escola está de portas abertas para mais uma programação que visa contribuir com a cidadania e formação integral dos alunos e vizinhos da instituição.

- Valorizamos intervenções pedagógicas que aproximam e conscientizam a comunidade escolar. A Olimpede é um exemplo -, disse o dirigente, que receberá homenagem durante o evento.

De acordo com a subsecretária de Acessibilidade, Camila Butinholli, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência destacou a campanha "Acessar sim, limitar não", que começou em setembro, com o objetivo de sensibilizar a população sobre fatos e direitos, baseados na legislação da pessoa com deficiência.



Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

A última terça-feira (9) foi a data alusiva ao Dia Municipal da Pessoa com Deficiência em Macaé, cuja previsão está na lei municipal 1.953/1999. A criação da lei busca destacar a importância da inclusão nos espaços sociais e novas conquistas no exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e seus familiares. “O tema da campanha deste ano traz à tona a necessidade de discussão ampla e democrática, efetivando ações para tornar a sociedade mais igualitária e acessível”, disse Camila.

A Prefeitura de Macaé segue os programas “Viver sem Limites” e "Escola Acessível”, do governo federal, que visam destacar ações de políticas de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.