Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será aberta nesta segunda

16/10/2015 10:55:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto

Evento busca despertar a curiosidade científica para o conhecimento de pesquisas e de experiências

Macaé abre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), nesta segunda-feira (19), às 14h, no auditório do Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia (IMCT), no bairro Novo Cavaleiros. O evento tem presenças confirmadas de todos os parceiros da prefeitura que, até 2016, é responsável pela Coordenação Regional (Norte e Noroeste Fluminense) da SNCT. Mais de 20 instituições estão envolvidas em três grandes ações integradas que vão acontecer na Cidade Universitária, no Polo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no bairro São José do Barreto (Nupem/UFRJ), e na Praça Veríssimo de Mello, no Centro, de terça (20) a quinta-feira (22).

Nesse período, a população é convidada e, em especial os estudantes - desde o Ensino Fundamental ao Superior - a um despertar para a curiosidade científica, para o conhecimento de pesquisas e de experiências interessantes e para a busca da inovação em qualquer área. O Instituto de Ciência & Tecnologia, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, tem como parceiros na organização da SNCT, a Secretaria de Educação, os gestores e equipes docente das escolas municipais, com a “Feira das Ciências de Macaé (Fecimac)”; além das escolas da rede particular e das de Ensino Médio ou Tecnológico presentes no município. As estaduais, o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp/Funemac) participam da “Feira de Ciências das Escolas Públicas de Ensino Médio de Macaé”, expondo os três melhores trabalhos dessas dez escolas e concorrendo a um selo.

A UFRJ, como nas últimas edições, é uma grande colaboradora para o sucesso da SNCT, apresentando algumas de suas atividades de extensão acadêmica e ‘extramuros’: a “UFRJ de Portas Abertas”, o “Ciência na Praça” e ainda a “III Feira de Artes, Cultura e Saúde”. Outros parceiros que vão apresentar novidades tecnológicas que surpreenderão o público são: o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab), a Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada), o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e a empresa Oceaneiring. Também na sede do Sebrae, no Centro, acontecem palestras e oficinas, abordando a inovação tecnológica e o empreendedorismo para as áreas de petróleo, gastronomia e construção civil.

O Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia, em parceria com a UFRJ, por meio de editais públicos, disponibiliza a estudantes, pesquisadores e empresários sete laboratórios modernos em sua sede, com equipamentos com tecnologia de ponta, técnicos especializados e instalações de padrão internacional. “Essa meta do IMCT vai ao encontro da proposta da SNCT que é principalmente aproximar a população do universo científico”, diz o coordenador regional da SNCT, Robério Fernandes.

Ação Integrada I – As atividades começam na terça-feira (20), na Cidade Universitária, bairro Granja dos Cavaleiros. Nesse espaço, haverá o “Luz Ciência e Vida” e a “Feira das Ciências de Macaé (Fecimac)”. Estão inscritas na Feira, trinta atividades que serão apresentadas por alunos da rede municipal de Ensino. Acontece ainda o “CAp - Luz, energia e vida”, com mostra fotográfica de alunos. Os estudantes também vão oferecer palestra sobre as principais fontes de energia e farão uma oficina de produção de biocombustível. Além disso, vai ter “UFRJ de Portas Abertas”, durante toda manhã e tarde, com, palestras, oficinas, mostras de vídeos, minicursos e visitas guiadas. Esse evento da UFRJ também acontecerá no núcleo da universidade, no bairro São José do Barreto.

Ação Integrada II – Na quarta-feira (21), as atividades vão acontecer na Praça Veríssimo de Mello, no Centro, durante a manhã e à tarde. Nesse dia, além do “Ciência na Praça”, em parceria com a UFRJ, com os estandes que atraem a curiosidade da população e dos estudantes para a ciência, vai ter a III Feira de Arte, Cultura e Saúde, com mais de dez atividades.

Ação Integrada III - Encerrando, na quinta-feira (22), o “Ciência na Praça” continua com mais colaboradores. Os estandes estarão expondo trabalhos do Cetep, da Agetrab, da Amada, do CVT e da UFRJ. Junto a isso, acontece a “Feira de Ciências das Escolas Públicas de Ensino Médio de Macaé”. Já no auditório Professor Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, será ministrada, às 19h, a palestra “A evolução tecnológica dos ROV'S versus perfil do profissional de robótica”, promovida pela empresa Oceaneiring. Em todo o território nacional a SNCT vai ser realizada de 19 a 25 de outubro. O evento tem o objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico com base em uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz.