logo

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será na Cidade Universitária

15/10/2023 11:35:00 - Jornalista: Liliane Barboza

O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 na Cidade Universitária

A Secretaria de Educação, por meio da Superintendência de Educação Integrada, Coordenadoria de Educação Ambiental realizará entre os dias 17 (14h às 17h) 18 e 19 (9h às 17h), dentro da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a 10ª Feira de Ciências de Macaé (FECIMAC), na Cidade Universitária, com a participação de alunos da rede municipal de ensino.

A coordenadora de Educação Ambiental, da Superintendência Integrada da Secretaria de Educação, Lúcia Helena Gama, explica que o objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o de mobilizar a população sobre a importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.


“A SNCT foi criada em 2004 e tem como centro a mobilização da população, principalmente crianças e jovens em torno de atividades de ciência e tecnologia. O tema da SNCT 2023 é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Os conhecimentos podem ser pensados a partir de quatro dimensões principais e o conhecimento científico é uma delas. Ciência e educação estão intrinsecamente associadas em seu cerne”, explicou.



Ela acrescentou ainda que todos podem visitar, não é necessário fazer inscrição. Haverá a participação de diversos parceiros, como o do projeto: “De canoa, na Lagoa”; “Conhecer para preservar”; “O meu destino está em suas mãos - Uma tampinha”; “E aí? Posso jogar remédio no lixo - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); “Coleta de Resíduo Eletro Eletrônico”, entre outros.

A Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia é a instituição colaboradora do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no planejamento que é essencial para garantir o sucesso da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

De acordo com o secretário da pasta, Marcos Lemos, o planejamento prévio permite a organização eficiente das atividades, alocação adequada de recursos e definição de metas claras. Além disso, facilita a divulgação e avaliação dos resultados.


“Em relação à Macaé, destacam-se parcerias com as instituições de ensino e pesquisa, estímulo à inovação e investimentos em infraestrutura tecnológica. Isso evidencia o compromisso com o avanço científico e tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, destacou o secretário.



O evento é uma realização do Centro Multidisciplinar UFRJ/Macaé; Coordenação Geral de Extensão e Relações Comunitárias do Campus Macaé UFRJ; Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – UFRJ/NUPEM; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Educação Básica; Superintendência de Educação Integrada/Coordenação de Educação Ambiental; Colégio de Aplicação de Macaé; Centro de Formação Continuada Professora Carolina Garcia e Laboratório Inovar e Aprender.