Semana Nacional de Museus até sábado no Solar dos Mellos

16/05/2013 18:39:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Juranir Badaró

Ideia é formar uma grande rede de memória a serviço da transformação

Visitas guiadas, educação patrimonial, oficinas, cultura de quintal e roda de choro são algumas atividades da 11ª Semana Nacional de Museus, que termina neste sábado (18), no Solar dos Mellos, para celebrar o Dia Internacional de Museus. A programação desta quinta-feira (16) foi visita especial ao espaço, voltada aos alunos de escolas públicas e oficina “Educação Patrimonial em comemoração ao Bicentenário de Macaé”, destinada aos servidores públicos das áreas de Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Guarda Patrimonial.

Com o tema “Museus (memória + criatividade) = Mudança Social”, o evento é organizado em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para a guarda patrimonial Helaine Goudard, que participou da oficina, a iniciativa resgata a história da cidade. “Nossa essência faz parte dessa memória, pois a guarda patrimonial zela pelo patrimônio histórico. Além disso, temos a oportunidade de conhecer todo o contexto do município”, ressaltou a visitante.

Nesta sexta-feira (17), a data será lembrada com “Cultura de Quintal”, um espetáculo de teatro de bonecos com temática em educação ambiental, voltado para alunos de escolas públicas, no quintal do Solar dos Mellos, das 15 às 16 horas. A apresentação será do grupo Cia Volta Seca.

No sábado (18), o público poderá prestigiar, a partir das 18 horas, “Cultura de Quintal”, com roda de choro e gafieiras pelo Coletivo Só Pra Moer e apresentação do grupo musical da Escola Municipal de Artes (Emart) no quintal do espaço.

A proposta da vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, da Fundação Macaé de Cultura, é aproximar história e comunidade. A parceria com o Ibram é responsável pelo aumento de até 130% do público nos museus nacionais. A ideia é formar uma grande rede de memória a serviço da transformação, além de fortalecer a importância dos museus.

O Solar dos Mellos – Museu de Macaé - foi construído no ano de 1891 pelo coronel Bento de Araújo Pinheiro, um rico fazendeiro. Em 1911 foi comprado pelo jornalista Cezar José de Souza Mello para residência de sua família. A edificação possui estilo arquitetônico eclético, ou seja, dois estilos: o romântico e o gótico. No Solar acontecem exposições, cultura de quintal, pesquisa, visita guiada, conservação e preservação.