Foto: Divulgação
Agenda inclui ainda palestras em empresas e atividades nas escolas, com destaque para a tradicional Escolinha de Trânsito
Entre os dias 18 e 25 de setembro, a Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, promove uma série de atividades educativas em alusão à Semana Nacional de Trânsito. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito e a necessidade do respeito às leis para a preservação de vidas.
A programação deste ano foi iniciada com uma Blitz Educativa, promovendo abordagens aos condutores e reforçando a mensagem de responsabilidade no trânsito. A agenda inclui ainda palestras em empresas e atividades nas escolas, com destaque para a tradicional Escolinha de Trânsito, que em 2025 chega com novidades e ações específicas para diferentes faixas etárias.
Escolinha de Trânsito: educação desde cedo
Reformulada, a Escolinha de Trânsito oferece experiências educativas para crianças e adolescentes: até 6 anos - atividades lúdicas com teatro e música; de 6 a 12 anos - participação no Circuito Escolar, com simulações práticas; de 13 a 17 anos - palestras interativas com foco em comportamento seguro no trânsito.
Para ampliar o engajamento das crianças, a equipe desenvolveu até uma música educativa, tornando o aprendizado ainda mais divertido e significativo.
Educação como instrumento para salvar vidas
Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito, Ralph Salvador, a atuação da equipe é contínua, mas ganha força durante o mês de setembro.
“Nosso papel é levar a educação de forma a envolver as crianças e adolescentes para que tenhamos pedestres e futuros condutores mais conscientes do seu papel no trânsito. Seja nas escolas ou nas empresas, nosso foco é trabalhar para salvar vidas”, afirmou.