Semed e Sinjuv participam do Festival de Música do Coep

04/08/2006 14:03:37 - Jornalista: Cesar Dussac

A secretaria de Educação de Macaé (Semed) participa, nesta segunda-feira (07), às 14h, do Festival de Música do Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida – Coep. Alunos do 6º ao 9º ano, de oito escolas da rede municipal de ensino, que tiveram suas músicas selecionadas, vão se apresentar no palco do Teatro Municipal de Macaé, para a escolha de uma composição, que vai representar o município na etapa estadual. O tema do concurso é “Os Oito Objetivos do Milênio”, definido em 2000, pela Organização das Nações Unidas – ONU.

As escolas da rede municipal, cujos alunos vão concorrer, são: Ciep 455 Municipalizado Maringá, Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, Escola Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, Colégio Municipal Engenho da Praia e Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão.

- A participação das escolas de Macaé em evento do Coep é motivo de orgulho para a Educação. Por iniciativa do prefeito Riverton Mussi, a prefeitura se associou ao Comitê, o que permite à Educação participar do festival. Fui informada sobre a qualidade das composições de nossos alunos, que reflete o nível de ensino e aprendizado em nossas escolas”, observa.

Segundo Milmar, a proposta do festival de música, com um tema nesse nível, proporciona aos alunos motivo para pesquisa e progresso nos estudos, dá a eles subsídios para a formação da cidadania participativa, promovendo integração cultural e social, além do estímulo ao exercício da criatividade, com a conseqüente descoberta dos talentos locais, que poderão se projetar nacional e internacionalmente.

A subsecretária Leda Vieira, coordenadora do Festival na secretaria, também é grande entusiasta do evento. “Estou sabendo que há verdadeiras obras de arte, compostas por nossos alunos. Aguardo, ansiosa a apresentação deles. Sei que vou curtir, com a visão de quem integra uma secretaria, cuja finalidade é formar cidadãos úteis à sociedade”, afirma Leda.

A coordenadora de projetos da secretaria da Infância e Juventude (Sinjuv), Rosângela Freitas, informa que a secretaria, que tem à frente o vereador Júlio César de Barros, gravou as músicas dos alunos concorrentes em CD, que foi entregue aos jurados do evento para análise mais profunda. “O evento estimula a criança a viver com a arte. A música é o encontro da pessoa com a vida”, sintetiza Rosângela.

Segundo a secretária executiva do Coep/Macaé, Maria Inês Barbosa da Silva, o festival de música faz parte do projeto “O Coep e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania”, que tem como foco a divulgação dos Oito Objetivos do Milênio, com a participação ativa dos jovens na execução e realização desses objetivos, através de ações de mobilização da sociedade, que promovam a cidadania e a solidariedade. Os trabalhos selecionados pelos Coeps estaduais vão participar da etapa nacional, que premiará os 12 melhores trabalhos, com a gravação de um CD intitulado Os Oito Objetivos do Milênio na Voz dos Jovens.

- Lançado em 2005, em âmbito nacional, o festival de música faz parte das comemorações da Semana Nacional de Mobilização pela Vida, celebrada sempre no início de agosto (este ano, entre os dias 06 e 12), em homenagem ao seu fundador, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. É a primeira vez que o município participa, porque a prefeitura tornou-se associada do Comitê em 14 de setembro do ano passado”, diz Maria Inês.