logo

Semed lança edital para oficineiros, monitores e bandas escolares

07/12/2010 17:30:18 - Jornalista: Douglas Fernandes

Começam, nesta quarta-feira (8), as inscrições aos interessados em preencher uma das vagas oferecidas para o processo seletivo de contratação de monitores e oficineiros, coordenador de música, coreógrafo e instrutor de banda da Secretaria Municopal de Educação (Semed) para 2011 na rede municipal de ensino. O cadastro será feito apenas pelo site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) até sexta (10). Os selecionados realizarão suas atividades em uma das 39 escolas de horário integral, atendendo aos programas de Ensino em Tempo Integral, previsto na Lei Municipal n° 2.982/2007 e Bandas escolares.

As vagas oferecidas para monitores e oficineiros estão divididas nas áreas de teatro, música, fotografia, artes plásticas, artesanato, audiovisual, dança capoeira, saúde, meio ambiente. Já na seleção das bandas escolares as áreas serão: coordenador de música, coreógrafo e instrutor de banda. Os candidatos serão avaliados por uma comissão da Semed dentro das normas estabelecidas no edital do processo seletivo publicado no jornal local que constam de análise do currículo e entrevista técnica na sede do órgão. O resultado do processo de seleção será divulgado através da relação nominal dos candidatos selecionados, publicado em jornal local e afixado nos quadros de aviso da Secretaria Municipal de Educação.

Entre os requisitos solicitados para a contratação estão o cumprimento das obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também, com as militares; Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, até a data da seleção; Não estar incluso em acumulação de cargo vedada pelo inciso XVI, do art. 37, da Constituição Federal, salvo as exceções ali permitidas. Para o cargo de monitor e oficineiro das áreas de teatro, música, fotografia, artes plásticas, artesanato, audiovisual, dança, saúde e meio ambiente o candidato deve possuir cursos específicos na área pretendida, sendo que o monitor deverá ter concluído o ensino superior e o oficineiro deverá ter concluído o ensino médio. O monitor de capoeira deverá ter concluído o ensino superior e possuir graduação de mestre de capoeira. Já o oficineiro de capoeira deverá ter concluído o ensino médio e possuir graduação de instrutor de capoeira.

Para as vagas nas áreas de coordenador de música, coreógrafo e instrutor de banda o candidato deverá possuir titulação e experiência comprovada e específica na área à qual concorre, sendo que o coordenador de música deverá ter concluído o ensino superior com graduação em música. Os candidatos selecionados terão uma carga horária de 22 (vinte e duas) horas e 30 (trinta) minutos semanais. Será destinado percentual específico de vagas, nos termos da legislação vigente, para atendimento aos candidatos com deficiência.

O secretário de Educação, Guto Garcia, informa que as ações educativas complementares como a dos monitores e coordenadores de bandas são estratégias planejadas e oferecidas aos alunos, com o objetivo de ampliar o tempo e espaço pedagógicos nas escolas rede. “E, consequentemente, minimizar as situações de risco e vulnerabilidade social, levando maior integração dos membros da comunidade escolar” diz. Ele ainda ressalta a iniciativa de realizar pela segunda vez o processo seletivo por meio de edital, onde a transparência e a seriedade do programa podem ser comprovados “Realizar este processo por meio de edital é oferecer a todos os interessados a oportunidade de levar seus conhecimentos para a rede de ensino. Acredito que teremos um número maior que o ano passado”, avalia.