A Secretaria Municipal de Educação de Macaé (Semed) participou, na semana passada, do Fórum de Educação Infantil realizado no município do Rio de Janeiro. A comitiva foi formada por um grupo de 15 pessoas que contou com representantes de diretores das escolas municipais de Educação Infantil.
Em pauta durante o Fórum, que aconteceu no SinproRio, estiveram temas como o Plano Nacional de Educação, além de outros ligados às políticas públicas voltadas para a Educação Infantil. O objetivo do evento foi que os grupos de vários municípios fluminenses discutissem as questões, como explicou a subsecretária municipal de Educação Infantil, Márcia Heloisa Branco de Azevedo:
- Toda primeira terça-feira do mês acontece o Fórum de Educação Infantil no Rio de Janeiro e Macaé está sempre presente. Nesse último fórum foram apresentadas teses a partir de pesquisas realizadas em unidades de ensino de Educação Infantil da rede municipal do Rio de Janeiro.
Após a realização do evento, Márcia relatou estar satisfeita com as conclusões do grupo de Macaé. “Vimos que Macaé está muito além do que foi apresentado. Acho que isso já é um gás para a educação municipal: saber que estamos avançando em relação à educação de uma grande metrópole que é o Rio de Janeiro”, afirmou.
A subsecretária de Educação Infantil lembrou que está previsto para o próximo mês a realização do fórum da região sudeste, o Movimento Interfóruns de Educação Infantil. O Estado do Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o evento, que vai acontecer na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.
- Estarão presentes representantes do Rio, Minas, São Paulo e do Espírito Santo. Foi pedida a participação e contribuição do município de Macaé, que levará a parte cultural, através do “Macaé em Cordel”, para a abertura do encontro. Além disso, será uma boa oportunidade para divulgar a história do município.
Na ocasião, ainda foi discutida a possibilidade da realização do Fórum Permanente de Educação Infantil nas diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro. “Levando em consideração a participação efetiva da Semed, através da Subsecretaria de Educação Infantil, Macaé foi convidada para ser cidade pólo da região Norte Fluminense”, finalizou Márcia Heloisa Branco de Azevedo.