Macaé está se preparando para dois encontros importantes para a rede municipal de ensino, em que proposta pedagógica da rede municipal será um dos principais destaques. A programação vai integrar representantes do Ministério da Educação, de secretarias de cinco municípios vizinhos, além de cerca de 3 mil profissionais da rede municipal de ensino de Macaé.
O primeiro evento será a palestra “Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental”, que vai acontecer no próximo dia 31, no auditório da Cidade Universitária, às 18h. Já no dia 1º de setembro, a programação da Secretaria Municipal de Educação prossegue com a realização do Encontro Municipal dos Profissionais da Educação - Refletir sobre o Currículo para a Construção da Proposta Pedagógica. O evento vai acontecer, às 8h, na sede da Cidade Universitária.
O evento será promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Ministério da Educação Educacionais da Secretaria de Educação Básica/MEC. A programação vai contar com a presença de representantes dos municípios de Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras. Além disso, também haverá a integração de representantes da Coordenadoria Regional Norte Fluminense II e das escolas particulares de Macaé.
A palestra será ministrada pela assessora técnica em Assuntos Educacionais da secretaria de Educação Básica, professora Aricélia Ribeiro do Nascimento. Diante da discussão contínua da proposta pedagógica, que é uma das metas da vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, a Semed criou uma comissão, composta por profissionais das cinco subsecretarias.
A intenção é coordenar a elaboração da Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino. De acordo com Marilena Garcia, em fevereiro deste ano, essa comissão iniciou uma ampla discussão para que sejam refletidas a história cultural e pedagógica das 107 unidades de ensino do município. “O objetivo é apresentar uma reflexão para quem, o que, por que e como ensinar e aprender, reconhecendo interesses, diversidades e diferenças sociais, tal como aponta o documento. Por isso, este evento será primordial”, salienta.
Durante todo o primeiro semestre, coordenadores de Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos, da Educação Especial e demais técnicos, que atuam na Semed e/ou nas escolas leram e discutiram os cadernos “Indagações sobre o Currículo”. Segundo a subsecretária Pedagógica, Gelda Tavares, este documento produzido pelo MEC servirá como uma das bases de reflexão da construção da Proposta Pedagógica da Rede.
Encontro Municipal dos Profissionais da Educação
Cerca de três mil profissionais da rede municipal de ensino vão participar da programação, no dia 1º de setembro, na Cidade Universitária. O objetivo é promover bases de reflexão da construção da proposta pedagógica da rede municipal de ensino, que abrange 107 unidades.
Segundo Marilena Garcia, o evento será essencial para o ensino público de Macaé. Posteriormente, haverá prosseguimento às discussões nas escolas sobre o currículo da rede municipal de ensino, além da proposta pedagógica.
“No primeiro semestre, os debates integraram técnicos. Já neste semestre, haverá discussão contínua com nossos professores e diretores”, ressalta.
Durante o evento os assuntos e registros referentes à proposta pedagógica serão considerados. Os próximos passos são reunião nas escolas municipais. Segundo a subsecretária Pedagógica, Gelda Tavares, o evento será marcado por uma ampla programação com palestras primordiais para o sistema de ensino do município. Os participantes poderão escolher entre os turnos da manhã e tarde para fazer parte das palestras.
Programação - O Encontro Municipal dos Profissionais da Educação será aberto, às 8h30, pela secretária de Educação, Marilena Garcia. A solenidade deve contar com as presenças de representantes do Ministério da Educação, autoridades e profissionais da Semed, entre técnicos e subsecretários.
A abertura será marcada pelo momento cultural que vai contar com a apresentação Cordel com o Grupo Historiarte, às 8h, e Camerata da Petrobras, às 13h. Já o ciclo de palestras será iniciado, a partir das 9h, com a palestra “Currículo e Desenvolvimento Humano”, proferida pela mestre em Educação e assessora Técnica em Assuntos Educacionais do Ministério da Educação, Aricélia Ribeiro do Nascimento.
Posteriormente, o secretário de Educação de Blumenau e especialista em Políticas Públicas, Jaime Bachmann, será responsável pelo tema “Educandos e educadores. Seus direitos e o currículo”. Na lista de palestras também está o mestre em Educação e professor titular da Universidade do Vale do Itajaí e do Centro Universitário de Brusque, André Soltau. A coordenadora pedagógica da Prefeitura de Blumenau, Sandra Denise Pagel, vai ministrar a palestra “Diversidade e Currículo”.
Já a coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo, responsável pela avaliação do Programa Pró- Infantil e coordenadora de Pós-Graduação em Educação da Unirio, Cláudia Fernandes, será responsável pela palestra “Currículo e Avaliação”.