logo

Seminário 5G e Smart City será realizado em Quissamã com apoio da Prefeitura de Macaé

04/11/2025 12:54:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia

A cidade de Quissamã será palco do Seminário 5G e Smart City, no dia 18 de novembro, das 14h às 17h30, no Auditório da Prefeitura. O evento tem como objetivo promover o debate sobre o avanço da tecnologia 5G e sua aplicação no desenvolvimento de cidades inteligentes na região. A programação, realizada pelo governo municipal de Quissamã, Sebrae e Líder Norte Fluminense, conta com o apoio da Prefeitura de Macaé.

Segundo Romulo Campos, representante da Prefeitura de Macaé e integrante do Grupo de Trabalho de Logística e Mobilidade do Líder Norte Fluminense, a iniciativa reforça o compromisso dos gestores municipais com a modernização e inovação das cidades.


“A finalidade é fortalecer o Líder Norte Fluminense, que começa com o Sebrae na busca do desenvolvimento regional integrado. Já realizamos seminários sobre 5G e Smart City em Carapebus e em Macaé, com grande sucesso. Agora, teremos mais uma edição voltada para empreendedores, empresários, agricultores e todos que se identificam com tecnologia e inovação”, explicou.



O seminário contará com palestras de Alexandre Cardeman (diretor de Inovação do Centro de Operações Rio), Alfredo Manhães (geotecnólogo e professor, coordenador do GeoMacaé) e Carlos Alexandre (empreendedor e consultor, CEO da Metropolys) que abordarão o avanço das tecnologias digitais e da conectividade de alta velocidade como elemento central na transformação dos municípios em cidades inteligentes.


“Atualmente, não é possível gerir uma cidade sem incorporar a modernização e a informatização da gestão. O próprio Centro de Operações Rio (COR) é um exemplo de sucesso, e Macaé também já conta com seu centro de operações, integrando segurança e mobilidade”, completou Romulo.



José Walmir, um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Logística e Mobilidade do Líder Norte Fluminense destaca que a iniciativa representa um passo na busca pela integração tecnológica entre os municípios.


“O seminário é importante para discutirmos a agilização da viabilidade da instalação do 5G na região, como forma de instrumentação para implementação dos conceitos de cidade inteligente, adequados à realidade de cada município”, destacou.



O conceito de Smart City contempla o uso da tecnologia para melhorar a qualidade de vida e a segurança da população. A utilização pode ser dar em diferentes ramos como a mobilidade urbana, segurança pública, iluminação, entre outras áreas. O Seminário 5G e Smart City faz parte das ações desenvolvidas pelo Líder Norte Fluminense, organização sem fins lucrativos coordenada pelo Sebrae que busca fortalecer o desenvolvimento integrado entre os municípios da região.