logo

Seminário aborda a criação do Plano Municipal pela Primeira Infância

02/03/2023 15:25:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Bruno Campos

Documento irá nortear as políticas públicas destinadas às crianças de 0 a 6 anos de idade

A importância do cuidado com o cidadão desde as fases iniciais de sua vida foi o tema central do Seminário de Mobilização para o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), realizado nesta quarta-feira (1º) no paço municipal. O objetivo do encontro foi integrar os atores que irão contribuir para a elaboração do documento norteador das políticas públicas destinadas às crianças de 0 a 6 anos de idade.

A iniciativa é realizada pela organização social Avante, através do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) que tem Macaé como um dos 15 municípios integrantes. “Essa mobilização é fundamental para o fomento do trabalho intersetorial que tem como finalidade a elaboração do Plano, cuja intenção é fazer com que a criança de 0 a 6 anos esteja entre as prioridades das políticas públicas”, afirmou Ana Luiza Buratto, vice-presidente da Avante e coordenadora geral do PIC.

Ana Luiza foi responsável pela apresentação que detalhou questões ligadas à construção do PMPI. Em seguida, foi a vez do formador do PIC em Macaé, Rafael Carvalho, apresentar ao público o diagnóstico feito no município com os desafios a serem contemplados pelo Plano em áreas como Educação, Saúde e Assistência Social.


“Dados estimados do IBGE apontam que Macaé possui 26 mil crianças com até 6 anos de idade. A Comissão intersetorial, composta por representantes de órgãos municipais, conselhos, instituições não governamentais e sociedade civil terá um importante papel na contribuição da formatação do Plano que tem como foco toda esta população”, destacou Rafael.


A Comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância será instituída a partir de publicação de portaria em Diário Oficial. O grupo realizará reuniões periódicas até a finalização do documento que será submetido à aprovação da Câmara Municipal e sanção do prefeito Welberth Rezende.

O Seminário contou com a presença da Secretária de Educação, Leandra Lopes; do subsecretário de Educação, Robério Fernandes e da representante do Legislativo, a vereadora Iza Vicente, presidente da Comissão Cidadania da Infância e Juventude.


Fotos Relacionadas