Foto: Bruno Campos
Encontro aconteceu nesta quarta-feira na Cidade Universitária
O 1º Seminário de Controle e Participação Social do Conselho da Cidade de Macaé foi realizado nesta quarta-feira (10), no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária. O evento teve palestras e debates durante todo o dia.
- O objetivo é construir formas para uma atuação mais incisiva. É um debate importante para ampliação dos meios de controle -, disse Darana Carvalho Azevedo, da Secretaria Municipal Adjunta de Patrimônio, órgão que tem uma cadeira no Conselho.
O Conselho da Cidade é composto por representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada. "É uma iniciativa positiva para a democracia participativa", afirmou André Luiz Barbosa da Silva, da ONG SOS Praia do Pecado.
O seminário foi aberto com a palestra "Controle e Participação Social na Atualidade", proferida pela mestranda em sociologia e direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Rute Curvelo Pereira.
Outro tema abordado foi "Atribuição dos Conselheiros Municipais - Definição do Perfil de Atuação do CCM", com o coordenador da Comissão Preparatória da VI Conferência Estadual das Cidades do Estado do Rio de Janeiro, Aldair Alves de Sousa.
Já Susana Maria Maia, mestre e doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou sobre "Papel dos Conselhos Municipais - Possibilidades e Limites".
Vivianne Rocha, assistente social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e terapeuta familiar, por sua vez, tratou da "Dinâmica de grupo - Desatando Nós".