Seminário atrai professores de municípios vizinhos

30/03/2005 18:18:31 - Jornalista:

Centenas de professores dos municípios vizinhos se inscreveram no Seminário “A LDB, questão racial e os desafios da formação docente no ensino básico. Debatendo a Inclusão Racial nos Currículos Escolares”. O Seminário é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, e está programado para sexta-feira, 01 de abril, no auditório da FUNEMAC, com abertura marcada para as 08h30min. A professora Ana Canem abordará o tema Multiculturalismo e Formação Docente, enquanto a professora Azoilda Trindade falará sobre Educação Infantil, Questão Racial e Diversidades Culturais.

A idéia do seminário nasceu na Coordenadoria de educação Especial e Programa de Inclusão Escolar, da Casa da Educação. Em 09 janeiro de 2003, foi assinada a Lei 10.639, que é a implementação do Art 26 A da Lei de Diretrizes e bases (LDB). O artigo estabelece o ensino de história da África e das culturas afro-brasileiras nas escolas do Brasil do ensino fundamental ao médio.

A Secretaria Municipal de Educação e a Casa da Educação têm um projeto de africanidade para as escolas do município. O objetivo deste seminário é fomentar o projeto, fornecendo o conhecimento das origens do povo negro e suas lutas, tendo em vista o papel histórico como sujeito participante da realidade social e cultural brasileira. Essa aplicação da lei leva a uma reestruturação curricular. Toda a reformulação visa à inclusão social, e colocará Macaé como um dos pioneiros na implementação da lei.