Acontece na próxima quinta-feira (09), a partir das 8h, no auditório do Paço Municipal, o Seminário Humanização – Um Caminho Possível. O encontro - voltado aos profissionais da rede municipal de saúde - é promovido pela Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, através do Hospital Público Municipal (HPM) em parceria com o Ministério da Saúde e a secretaria de Saúde.
O presidente da FMHM, Aluízio dos Santos Júnior lembra que a humanização
à assistência significa agregar, à eficiência técnica e científica, valores éticos, além de respeito e solidariedade ao ser humano. “O planejamento da assistência deve sempre valorizar a vida humana e a cidadania, considerando, assim, as circunstâncias sociais, étnicas, educacionais e psíquicas que envolvem cada indivíduo”, declarou.
Ele acrescentou que este processo deve ser pautada no contato humano, de forma acolhedora e sem juízo de valores e contemplar a integralidade do ser humano. O evento contará com a presença de uma equipe do Ministério da Saúde que apresentará a Política Nacional de Humanização conhecida como HumanizaSUS, que visa consolidar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda este mês, a Fundação realizará o I Simpósio de Doação de Órgãos e Tecidos. Quando será criado no hospital uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). O evento será nos dias 23 e 24, no Hotel San Diego. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br) ou pelo telefone (22) 2773-0061 ramal 203 com Liliane.