logo

Seminário de Serviço Social reúne a categoria no Paço Municipal

16/05/2024 15:35:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Jefferson Rezende

O evento celebrou a data que regulamentou a profissão de assistente social

O auditório do Paço Municipal lotou nesta quinta-feira (16) com o comparecimento de 90 assistentes sociais da Prefeitura de Macaé ao "Seminário de Serviço Social 2024". O evento celebrou a data que regulamentou essa profissão no dia 15 de maio de 1962. A reunião de assistentes sociais realizada anualmente é também marcada por laços afetivos construídos entre os profissionais. Como eixo central, o seminário, por meio de palestras e debates, apresentou aos participantes a temática "Fortalecendo a rede de seguridade social de Macaé através da intersetorialidade: desafios e conquistas".

A coordenadora do Serviço Social da Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidade, Elaine Feitosa, explica que o "Seminário do Serviço Social" surgiu da necessidade de capacitação continuada da categoria e de reconhecimento enquanto profissional técnico-operativo. "Minha expectativa é de que esse dia se reflita em crescimento e fortalecimento das redes intersetoriais do serviço público municipal", ressaltou.

Além da capacitação e da formação continuada, consideradas muito importantes e necessárias, o seminário reforça a união da categoria. "É o momento em que ficamos o dia inteiro trocando experiências, ouvindo sobre o trabalho das redes de proteção social para a construção do enfrentamento das questões sociais, e também discutindo demandas do cotidiano profissional", disse a assistente social Jaqueline Gomes, que presta serviço em quatro unidades de saúde (duas UBS e duas ESF).

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades do Executivo e representantes da Câmara de Vereadores, que exaltaram o relevante trabalho das assistentes sociais em todos os setores da prefeitura onde atuam. "As assistentes sociais são profissionais dedicados à proteção e cuidados com o público, nas variadas áreas, são eles que fazem os levantamentos e relatórios das questões sociais", destacou o vice-prefeito Célio Chapeta. O evento teve intérprete de Libras e foi aberto com canto do Hino Nacional e de Macaé.


Fotos Relacionadas