Termina nesta quinta-feira (13) o Seminário Nacional: Mobilidade Urbana - Desafios e Estratégias promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em São Paulo. O evento conta com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Macaé e discute entre outros os reflexos do crescimento das cidades na qualidade de vida.
Com mais de 500 participantes, o seminário busca trazer reflexões aos gestores públicos e da iniciativa privada quanto à importância de que as cidades sejam sustentáveis do ponto de vista da Mobilidade Urbana, como revela uma das palestrantes Raquel Rolnik, da Universidade de São Paulo. “O desenvolvimento das cidades requer políticas de trânsito que priorizem o transporte coletivo e promovam a integração de modais”, afirma.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, os trabalhos da secretaria vão ao encontro das discussões nacionais quando o assunto é repensar alternativas ao transporte de massa. “A implantação de um sistema como VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) consegue aumentar a oferta sendo uma complementação ao Sistema Integrado de Transporte (SIT)”, explica.
Durante o encontro ainda foram apresentadas questões como a integração das cidades pelo transporte regional e o direito de ir e vir com segurança. O evento se encerra nesta quinta-feira com a presença do Diretor do Departamento de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Deusdith de Souza.