Foto: Ana Chaffin
Participaram do evento as Guardas Municipais de 17 municípios do Rio de Janeiro e uma do Espírito Santo
Com o objetivo de agregar conhecimento sobre a importância da participação das Guardas Municipais nos Sistemas de Defesa Social dos diversos municípios e regiões do Estado, começou na manhã desta quarta-feira (29), na Cidade Universitária, o II Seminário Regional de Segurança Pública e Guardas Municipais do Estado do Rio de Janeiro. Participaram do evento as Guardas Municipais de 17 municípios do Rio de Janeiro e um do Espírito Santo.
O evento iniciou com o coordenador da Guarda Municipal, Adilson Neves Pereira, que apresentou o trabalho inédito de estatística das guarnições municipais de todo o Estado. Segundo ele, dos 92 municípios do Rio de Janeiro, 75 possuem Guardas Municipais, sendo a maior da cidade do Rio de Janeiro, com 7780 oficiais e a segunda maior, a de Macaé, com 892. O palestrante lembrou a atuação do guarda em diversas ações de segurança pública como apoio em acidentes de trânsito e ao munícipe, combate a agressões, arrombamentos, pichações/vandalismos, furtos, roubos, invasões, entre outros.
Durante a abertura foi ressaltada a importância de eventos como esse que buscam trazer organização, estruturação e conformidade legal eficiente das guardas, consideradas fundamentais dentro do sistema de defesa social. Também foi lembrada a importância de eventos como este para a valorização das guardas. Foi lembrada ainda a falta de eventos para segurança pública que tenham efetiva participação dos guardas municipais.
Pela manhã também foram realizadas as palestras “A Importância do Uso do Cão de Guarda na Segurança Pública”, “Regulamentação das Guardas e Leis Vigentes” e “Poder de Polícia”. O seminário teve continuidade no período da tarde com a apresentação do Canil da Guarda Municipal de Macaé, e as palestras “A importância das Técnicas e Tecnologias não letais na preservação da Segurança Pública Municipal”, “Policiamento Comunitário Preventivo”, “Ronda Escolar”, “Reflexão – prevenção no trânsito”, “Prevenção operacional, o sucesso da missão”, “Aposentadoria Especial” e a entrega dos certificados “GM, Orgulho de Ser”.
O seminário teve como objetivo principal integrar os diversos comandos das Guardas Municipais do estado, elaborando um Plano de Chamada, promovendo a transferência de conhecimentos sobre os empregos técnicos e táticos; desenvolvendo lideranças individuais e positivas. Além disso, o evento irá ressaltar a importância das Guardas Municipais e relacionar os projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional e suas reais consequências.