logo

Seminário sobre Tuberculose na Atenção Básica é realizado no Teatro Municipal

24/03/2008 17:01:17 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

A secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa)está realizando, na tarde desta segunda-feira (24), o Seminário “Tuberculose na atenção básica”, no Teatro Municipal. Com o objetivo de lembrar o Dia Mundial Contra a Tuberculose, a Semusa promove o evento com três temáticas sobre a doença. O evento tem como público, profissionais da saúde do Programa Saúde Família (PSF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de interessados no assunto.

- O Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose é importante para alertar que o abandono do tratamento contra a tuberculose atinge um número muito grande. Queremos com este evento conscientizar a importância do diagnóstico precoce e a continuação do tratamento, visto que o remédio é distribuído gratuitamente no município. O mapeamento da doença na cidade é cada vez mais completo, com foco na diminuição do abandono do tratamento. A prefeitura de Macaé vem investindo nessa doença, aumentando o número de profissionais e serviços sociais, com a finalidade de erradicar a tuberculose do nosso dia-a-dia – diz o secretário especial de saúde, Luiz da Penha.

Segundo O gerente do programa de Tuberculose, o médico Antônio Bento de Carvalho, o número de pacientes continua estável, apesar do aumento da população. “Esta doença é muito antiga, mas não consegue ser radicada. Pegamos as datas de luta nacional e mundial para divulgar e chamar a atenção da população e das autoridades sobre a Tuberculose. Atualmente, realizamos no programa o tratamento continuado com 78 pacientes”, afirma Antônio Bento.

A primeira palestra “Tuberculose: diagnóstico e tratamento”, ministrada pelo médico pneumologista Marco Antônio Carvalho, debate a doença em si. A segunda palestra, “A Importância da Terapia Supervisionada e o Papel do Agente Comunitário de Saúde”, proferida pela médica pneumologista, Ana Lúcia Maranhão, fala sobre a importância do elo entre o agente e a continuação do tratamento, visitando o paciente e verificando se o tratamento é feito da maneira correta.

A última palestra, “Orientação nutricional aos pacientes em quimioterapia”, realizada pela nutricionista Débora Menezes, explica sobre a importância da nutrição no paciente de tuberculose em tratamento, funcionando até como remédio. Ainda durante o evento, o grupo Grutas (Educação em Saúde) faz uma apresentação falando sobre a Tuberculose. E para encerrar, haverá apresentação com o conjunto de violinos, da 1ª Igreja Batista.

Os sintomas mais comuns da tuberculose são: tosse com ou sem catarro por mais de um mês, febre baixa na parte da tarde, dor no peito, emagrecimento, suadouro à noite, perda de apetite e cansaço. As pessoas que sentirem um ou mais sintomas devem procurar o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas para fazer o exame. O município realiza exames de baciloscopia (exame do escarro) e exames de alta complexidade como tomografia e broncoscopia.