O ultraleve da Guarda Municipal de Macaé identificou, nesta terça-feira (16), uma área de desmatamento (equivalente a dois campos de futebol), numa fazenda, próximo ao Parque de Tubos. A equipe da Guarda Municipal Ambiental e fiscais da secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foram ao local no mesmo dia e notificaram o operador de uma retroescavadeira que trabalhava sozinho no local. O proprietário da fazenda não foi identificado.
- Entregamos a notificação para o operador da máquina que trabalhava sozinho no local, para cessar imediatamente o desmatamento. Constatamos também movimentação de solo. O proprietário tem três dias para comparecer à secretaria de Meio Ambiente, explicou Fernando Barreto, coordenador de fiscalização da Semma.
Além das denúncias, os fiscais do Meio Ambiente realizam duas rondas diárias em diversos pontos do município.
- A prefeitura de Macaé, através da secretaria de Meio Ambiente, mantém uma equipe de fiscais que atua diariamente, agindo na sede do município e na região serrana, para evitar atividades que venham a prejudicar o eco-sistema e a qualidade de vida da população, destacou o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo.
A intenção é evitar que áreas de Mata Atlântica sofram desmatamento.
- Quando detectamos algo errado através da ronda que realizamos de manhã e à tarde, agimos rapidamente para coibir qualquer tipo de atividade irregular, declara Fernando Barreto.