A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou hoje, 17, pela manhã, uma reunião com o objetivo de mobilizar os parceiros que vão contribuir com a sétima edição da atividade intitulada Dia de Conscientização do Pontal, de 22 a 27 de março como parte das comemorações do Dia Mundial da Água. Além de secretarias de governo, MacaéTur, Programa Macaé Cidadão, Nupem, Agenda 21, Escola Municipal de Pescadores e o Iate Clube, o evento contará com a participação do Programa da Criança, desenvolvido pela Petrobras.
O VI Dia de Conscientização do Pontal terá a participação de 60 grupos, num total de 2.400 pessoas. O público alvo são estudantes e professores do ensino fundamental, em especial os moradores das regiões ribeirinhas, para onde a atividade é estrategicamente focada. Como resultado dos eventos anteriores, tem sido observada a diminuição do lixo doméstico que comumente aporta na beira-mar, contribuindo, dessa forma, com a qualidade ambiental da praia da Barra.
Uma das metas da atividade é apresentar aos grupos organizados, durante a semana do Dia Mundial da Água, a dinâmica do rio Macaé e as agressões sofridas por este ecossistema, buscando transformá-los em multiplicadores atuantes no processo de conscientização.
A primeira versão do Dia de Conscientização do Pontal foi desenvolvida em 1995, através do projeto “Cuidadomangue”, com recursos advindos da parceria estabelecida pelas associações de moradores e comerciantes da Barra de Macaé. Novas parcerias foram feitas nos anos de 1997, 2001, 2002, 2003 e 2004, envolvendo a secretaria de Meio Ambiente, a secretaria de Educação e outros órgãos do poder público municipal, reunindo milhares de alunos na foz do rio Macaé.